Início Economia UE oficializa doação de 20 milhões de euros ao Fundo Amazônia |...

UE oficializa doação de 20 milhões de euros ao Fundo Amazônia | COP30 Amazônia

A União Europeia (UE) oficializou hoje a doação de 20 milhões de euros, aproximadamente R$ 124 milhões, do bloco ao Fundo Amazônia. O valor será pago ao longo dos próximos quatro anos.

A doação havia sido anunciada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante sua visita ao Brasil em 2023. Nesta quinta-feira, foi oficializada em meio às reuniões da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que a doação é fruto de uma parceria que “entende que enfretamento da mudança do clima e esforços para proteger biodiversidade não é algo isolado de um país”, disse. “É algo que podemos fazer de forma cooperativa”, completou.

Chefe da Delegação da UE no Brasil, a embaixadora Marian Schuegraf afirmou que a parceria do bloco com o fundo brasileiro demonstra o “compromisso inabalável da União Europeia no combate às mudanças climáticas” e reforça a intenção de colaboração com o Brasil nas causas ambientais. “União Europeia está empenhada em eliminar incentivos do mercado ao desmatamento”, disse.

Marina ressaltou que sua pasta já levantou muitos recursos, não apenas para o Fundo Amazônia, mas também para o Fundo Clima e para o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês). “Agora, são as pessoas da agenda de desenvolvimento que nos pedem ajuda para criar um novo ciclo de prosperidade para a agenda da economia”, disse a ministra.

Criado em 2008 e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Fundo Amazônia é um mecanismo de cooperação internacional para o clima no Brasil. Os recursos levantados apoiam ações de combate ao desmatamento, fortalecimento institucional, bioeconomia e proteção de povos e comunidades tradicionais.

O fundo acumula doações de cerca de R$ 5 bilhões até este ano, de países como Noruega, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Dinamarca, Suíça, Irlanda e Japão, além de União Europeia.

Floresta amazônica — Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile