O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes parabenizou nesta quinta-feira (12) o procurador-geral da República, Paulo Gonet, pela recondução ao cargo. O plenário do Senado aprovou o novo mandato de Gonet por 45 a 26, apenas quatro votos acima do mínimo exigido.
“Tenho absoluta certeza de que, não somente o Ministério Público e a Justiça se engrandecem com a recondução do procurador, mas também toda a sociedade brasileira”, disse o ministro, que preside a sessão desta tarde.
O presidente da Corte, Edson Fachin, está em Belém para participar da COP 30. Moraes também elogiou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pela condução da votação. Em 2023, o procurador recebeu 20 votos favoráveis a mais e foi aprovado por 65 a 11.
- Alinhamento com Moraes e atuação contra Bolsonaro fazem Gonet perder apoio no Senado
O ministro afirmou que Gonet é “um brilhante jurista” e realiza “um trabalhador incansável no fortalecimento da democracia e no aperfeiçoamento dos mecanismos de controles institucionais, no combate à corrupção”.
Segundo ele, Gonet definiu como pauta prioritária do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) o enfrentamento às facções. O ministro destacou que o PGR atua com “firmeza e serenidade, atributos de líderes convictos”.
“Nesses quase dois anos de primeiro mandato, o procurador-geral cumpriu o prometido com dedicação e humildade. Os desafios são enormes, inclusive na área da segurança pública e combate às organizações criminosas, mas superáveis”, enfatizou o ministro. Gonet agradeceu as palavras.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431
