Uma ex-chefe de gabinete do governador democrata do estado americano da Califórnia, Gavin Newsom, foi presa na quarta-feira (12) e indiciada em 23 acusações.
Segundo informações da emissora NBC, Dana Williamson, de 53 anos, que mora na cidade de Carmichael (região metropolitana de Sacramento, capital da Califórnia), foi acusada de conspiração para cometer fraude bancária e eletrônica, fraude bancária, fraude eletrônica, conspiração para fraudar os EUA e obstruir a Justiça, apresentação de declarações de imposto de renda falsas e declarações falsas.
Segundo a denúncia, Williamson teria desviado mais de US$ 225 mil de uma campanha política inativa para a conta de um associado para uso pessoal entre fevereiro de 2022 e setembro de 2024.
Esse dinheiro teria sido transferido para a conta de Sean McCluskie, que foi chefe de gabinete de uma pessoa identificada na acusação como “Funcionário Público 1”, que não teve seu nome publicado na denúncia. Porém, à época, McCluskie era chefe de gabinete do então secretário de Saúde dos EUA, Xavier Becerra, na gestão do presidente democrata Joe Biden.
Em outro trecho da acusação, os procuradores alegaram que, em uma declaração de imposto de renda, Williamson declarou falsamente mais de US$ 1 milhão em deduções comerciais que na verdade foram usados para viagens para resorts de luxo no México, jatos particulares, bolsas de grife e joias.
Williamson foi chefe de gabinete de Newsom do final de 2022 até dezembro de 2024. O governador da Califórnia, que está sendo cotado como candidato democrata à presidência em 2028, e Becerra não foram implicados nas acusações.
De acordo com a CBS News, Williamson se declarou inocente em audiência judicial realizada ainda na quarta-feira e foi liberada sob certas condições, incluindo a entrega do passaporte.
Em comunicado, o gabinete de Newsom disse que Williamson não faz mais parte da administração do democrata. “Embora ainda estejamos apurando os detalhes das alegações, o governador espera que todos os servidores públicos mantenham os mais altos padrões de integridade”, afirmou.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431
