Início Mundo Trump volta a indicar aliado de Musk para chefiar a Nasa

Trump volta a indicar aliado de Musk para chefiar a Nasa

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta terça-feira (4) que voltou a indicar o empresário Jared Isaacman para comandar a Nasa, a agência espacial americana.

“Nesta noite, tenho o prazer de indicar Jared Isaacman, um líder empresarial de sucesso, filantropo, piloto e astronauta, para o cargo de administrador da Nasa”, afirmou o presidente, na rede Truth Social.

“A paixão de Jared pelo espaço, sua experiência como astronauta e sua dedicação em expandir os limites da exploração, desvendar os mistérios do universo e impulsionar a nova economia espacial o tornam a pessoa ideal para liderar a Nasa rumo a uma nova e ousada era”, escreveu Trump.

Isaacman é CEO e fundador da empresa de processamento de cartões de crédito Shift4 e aliado do empresário Elon Musk, de cuja empresa espacial, a SpaceX, contratou voos particulares para o espaço. Em setembro de 2024, ele realizou a primeira caminhada espacial comercial, durante a missão Polaris Dawn.

A nomeação de Isaacman para a Nasa precisa ser aprovada pelo Senado americano. Trump já havia indicado o empresário para o cargo anteriormente, mas retirou a nomeação no final de maio e acusou Isaacman de ser apoiador da oposição democrata.

À época, a decisão foi encarada como uma represália contra Musk, com quem Trump já iniciava um bate-boca público que culminaria num agressivo rompimento via redes sociais em junho. Porém, nas últimas semanas, Musk e Trump vêm ensaiando uma reaproximação.

Se confirmado, Isaacman substituirá o administrador interino da Nasa, Sean Duffy, que vem acumulando o cargo com o posto de secretário de Transportes.

Em outubro, Duffy entrou numa disputa pública com Musk, ao afirmar que a SpaceX “está ficando para trás” na corrida espacial com a China e que o governo americano abriria o contrato que havia assinado com a empresa de Musk em 2021 para outras empresas espaciais, alegando que a SpaceX estendeu seus prazos e que a meta é voltar à Lua até o fim do segundo mandato de Trump, em janeiro de 2029.

Musk respondeu com ataques no X, onde escreveu que “Sean Dummy está tentando acabar com a Nasa!” (fazendo um trocadilho com o nome do secretário – dummy em inglês significa idiota) e publicou uma enquete: “Alguém que conseguiu fama subindo em árvores deveria comandar o programa espacial americano?”.

Foi uma referência ao passado de Duffy como campeão mundial em provas de escalada de velocidade.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile