O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu nesta sexta-feira (5) o primeiro Prêmio da Paz da Fifa, criado pela entidade para reconhecer lideranças que, segundo ela, contribuíram de forma significativa para a mediação de conflitos internacionais. De acordo com a Fifa, Trump foi premiado por sua “ação extraordinária” em favor da paz em regiões como Faixa de Gaza, Sudeste Asiático, África e Ucrânia.
O prêmio foi entregue a Trump durante sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 – torneio que os EUA coorganizam com México e Canadá. Após receber o troféu e uma medalha, Trump afirmou que “o mundo é agora um lugar mais seguro” e disse que os Estados Unidos vivem “um momento de prosperidade” desde seu retorno à Casa Branca. Desde seu retorno à presidência, Trump já mediou oito acordos de paz com sucesso, inclusive o de Gaza. Atualmente os EUA negociam a paz na Ucrânia.
De acordo com o presidente, a mediação de conflitos ao longo do ano exigiu negociações complexas. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, elogiou publicamente Trump ao entregar o prêmio. Segundo ele, “é isso que queremos de um líder, um líder que se preocupe com as pessoas. Queremos viver em um mundo seguro”. Infantino afirmou que Trump “sem dúvida, merece o primeiro Prêmio da Paz da Fifa por suas ações e por tudo o que conquistou”.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431
