InícioBrasilTrump quer visitar o Brasil, diz ministro após encontro

Trump quer visitar o Brasil, diz ministro após encontro

Publicado em

SIGA NOSSAS REDES SOCIAS

spot_img

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, durante encontro com o chefe do Executivo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pretende visitar o Brasil e que gosta “imensamente” do país e do povo brasileiro, segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. De acordo com o chanceler, o americano teria dito ainda admirar a carreira de Lula.

“O presidente Trump declarou admirar o perfil da carreira política do presidente Lula, já tendo sido duas vezes presidente da República, tendo sido perseguido no Brasil e tendo se recuperado, provado sua inocência, e voltado a se apresentar e vitoriosamente conquistado seu terceiro mandato”, afirmou o chanceler brasileiro a jornalistas.

“Estabeleceram, inclusive, que haverá visitas recíprocas. O presidente Trump quer vir ao Brasil, e o presidente Lula aceitou também, disse que irá, com prazer aos Estados Unidos no futuro. O presidente Trump disse que admira o Brasil, que gosta imensamente do Brasil e do povo brasileiro e, portanto, a conclusão final é de que a reunião foi muito positiva”, acrescentou.

Ainda de acordo com o relato do ministro, a conversa entre os dois chefes de estado foi “muito descontraída, alegre até”.

“Os presidentes trataram de todos os assuntos. O presidente Lula começou dizendo que não havia assunto proibido e renovou o pedido brasileiro de suspensão das tarifas impostas à exportação brasileira durante o período de negociação, da mesma forma que o recurso à Lei Magnitsky, e disse que estava disposto a conversar. O saldo final é ótimo”.

Lula e Trump se encontraram em Kuala Lampur, na Malásia, a partir das 15h30, no horário local (4h30, em Brasília), em paralelo à Cúpula de Líderes da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Antes da conversa a portas fechadas, ambos conversaram com a imprensa brasileira e americana. O presidente dos EUA disse que tarifas comerciais aplicadas sobre o Brasil podem ser negociadas “muito rapidamente”.

“Acho que poderemos chegar a acordos muito bons dos quais estivemos falando, e acho que acabaremos tendo uma relação muito boa”, acrescentou.

Durante o encontro ficou acertado que uma nova reunião entre representantes dos governos brasileiro e americano deve ocorrer na noite deste domingo na Malásia.

“Trump declarou que dará instruções à sua equipe para começar um processo de negociação bilateral, que deve se iniciar hoje ainda – já que é para tudo ser resolvido em pouco tempo”, afirmou Vieira.

Foi a terceira vez que Trump e Lula estabeleceram uma conversa diretamente. A primeira vez foi durante a última Assembleia Geral da ONU, realizada em setembro, em Nova York.

No dia 6 de outubro, ambos fizeram uma ligação, na qual o brasileiro propôs ao americano o encontro no âmbito da Cúpula da Asean, que começou neste domingo e termina na terça-feira (28).

  • Brasil e EUA devem ter nova reunião para discutir tarifas ainda neste domingo, diz ministro
  • Ao lado de Lula, Trump sinaliza suspensão de tarifas e se diz incomodado com penas contra Bolsonaro

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Artigos mais recentes

Advogado de Trump ironiza fala de Lula sobre Bolsonaro

O advogado do presidente americano Donald Trump, Martin de Luca, fez diversas ironias sobre...

Lula se ofereceu como mediador entre EUA e Venezuela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se ofereceu neste domingo (26) para...

UE avalia meta climática mais flexível em busca de acordo | Mundo

Os países da União Europeia estão negociando propostas para dar às indústrias...

Aliados celebram encontro de Lula com Trump na Malásia

Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebraram a reunião do mandatário brasileiro...

MAIS NOTÍCAS

Advogado de Trump ironiza fala de Lula sobre Bolsonaro

O advogado do presidente americano Donald Trump, Martin de Luca, fez diversas ironias sobre...

Lula se ofereceu como mediador entre EUA e Venezuela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se ofereceu neste domingo (26) para...

UE avalia meta climática mais flexível em busca de acordo | Mundo

Os países da União Europeia estão negociando propostas para dar às indústrias...