O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, durante encontro com o chefe do Executivo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pretende visitar o Brasil e que gosta “imensamente” do país e do povo brasileiro, segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. De acordo com o chanceler, o americano teria dito ainda admirar a carreira de Lula.
“O presidente Trump declarou admirar o perfil da carreira política do presidente Lula, já tendo sido duas vezes presidente da República, tendo sido perseguido no Brasil e tendo se recuperado, provado sua inocência, e voltado a se apresentar e vitoriosamente conquistado seu terceiro mandato”, afirmou o chanceler brasileiro a jornalistas.
“Estabeleceram, inclusive, que haverá visitas recíprocas. O presidente Trump quer vir ao Brasil, e o presidente Lula aceitou também, disse que irá, com prazer aos Estados Unidos no futuro. O presidente Trump disse que admira o Brasil, que gosta imensamente do Brasil e do povo brasileiro e, portanto, a conclusão final é de que a reunião foi muito positiva”, acrescentou.
Ainda de acordo com o relato do ministro, a conversa entre os dois chefes de estado foi “muito descontraída, alegre até”.
“Os presidentes trataram de todos os assuntos. O presidente Lula começou dizendo que não havia assunto proibido e renovou o pedido brasileiro de suspensão das tarifas impostas à exportação brasileira durante o período de negociação, da mesma forma que o recurso à Lei Magnitsky, e disse que estava disposto a conversar. O saldo final é ótimo”.
Lula e Trump se encontraram em Kuala Lampur, na Malásia, a partir das 15h30, no horário local (4h30, em Brasília), em paralelo à Cúpula de Líderes da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).
Antes da conversa a portas fechadas, ambos conversaram com a imprensa brasileira e americana. O presidente dos EUA disse que tarifas comerciais aplicadas sobre o Brasil podem ser negociadas “muito rapidamente”.
“Acho que poderemos chegar a acordos muito bons dos quais estivemos falando, e acho que acabaremos tendo uma relação muito boa”, acrescentou.
Durante o encontro ficou acertado que uma nova reunião entre representantes dos governos brasileiro e americano deve ocorrer na noite deste domingo na Malásia.
“Trump declarou que dará instruções à sua equipe para começar um processo de negociação bilateral, que deve se iniciar hoje ainda – já que é para tudo ser resolvido em pouco tempo”, afirmou Vieira.
Foi a terceira vez que Trump e Lula estabeleceram uma conversa diretamente. A primeira vez foi durante a última Assembleia Geral da ONU, realizada em setembro, em Nova York.
No dia 6 de outubro, ambos fizeram uma ligação, na qual o brasileiro propôs ao americano o encontro no âmbito da Cúpula da Asean, que começou neste domingo e termina na terça-feira (28).
- Brasil e EUA devem ter nova reunião para discutir tarifas ainda neste domingo, diz ministro
- Ao lado de Lula, Trump sinaliza suspensão de tarifas e se diz incomodado com penas contra Bolsonaro
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431
