O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta terça-feira (2) que conversou por telefone com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e que o diálogo tratou de “comércio” e “sanções”, segundo declarou a jornalistas durante coletiva na Casa Branca.
“Tivemos uma grande conversa. Falamos de comércio. Falamos de sanções, porque, como sabem, os sancionei em relação a certas coisas que aconteceram”, disse Trump. O presidente americano lembrou que Washington impôs uma tarifa adicional de 40% a produtos brasileiros como resposta a produtos brasileiros como resposta à “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, seus aliados e apoiadores.
Trump retirou em novembro, por meio de uma ordem executiva, parte dessas sobretaxas sobre carne bovina, vegetais, café e cacau. O presidente americano classificou o diálogo que teve nesta terça com Lula como “muito bom” e elogiou o petista ao dizer que “ele é muito bom, gosto dele.”
Mais cedo, o Palácio do Planalto confirmou que o telefonema ocorreu por volta do meio-dia, durou cerca de 40 minutos e foi iniciativa do governo Lula. Segundo comunicado oficial, o presidente brasileiro agradeceu a retirada parcial da tarifa de 40% e pediu a Trump avanço nas discussões para reduzir sobretaxas ainda vigentes sobre outros produtos.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431
