Início Economia Toyota planeja aumento de 30% na produção global de híbridos em dois...

Toyota planeja aumento de 30% na produção global de híbridos em dois anos | Empresas

A Toyota planeja produzir cerca de 30% mais veículos híbridos em 2028 em comparação com os níveis atuais e expandir significativamente sua fabricação nos Estados Unidos, em resposta à redução dos incentivos para a compra de veículos totalmente elétricos em diversos países.

A maior montadora do mundo em vendas espera produzir 6,7 milhões de veículos híbridos globalmente em dois anos, um avanço em relação aos 5 milhões de híbridos e híbridos plug-in planejados para 2026, segundo fornecedores familiarizados com os planos da Toyota.

O aumento de aproximadamente 30% se compara a uma previsão de crescimento de 10% na produção total e significaria que os híbridos representariam de 50% para cerca de 60% dos 11,3 milhões de carros que a Toyota espera produzir globalmente em 2028.

Os híbridos combinam um motor de combustão interna com um motor elétrico e uma bateria para melhorar significativamente a eficiência de combustível em comparação com os movidos a gasolina. A demanda por híbridos tem crescido à medida que os subsídios para elétricos mais caros são reduzidos, tornando-os ainda mais dispendiosos.

Nos Estados Unidos, o governo do presidente Donald Trump tomou medidas para desmantelar as políticas de incentivo a elétricos de seu antecessor, Joe Biden, incluindo o fim dos créditos fiscais para a compra. Em outros lugares, a União Europeia reverteu a proibição da venda de novos veículos com motor de combustão interna, que entraria em vigor em 2035.

A Toyota expandirá a produção de híbridos nos Estados Unidos, onde modelos como o sedã Camry e a picape Tacoma estão vendendo bem. A montadora japonesa registrou uma alta de 8% nas vendas no país em 2025, totalizando 2,51 milhões de veículos vendidos.

A empresa anunciou em novembro que planeja investir 1,5 trilhão de ienes (US$ 10 bilhões) nos Estados Unidos nos próximos cinco anos. Inicialmente, investirá 140 bilhões de ienes na produção de motores e peças híbridas em cinco fábricas. Para expandir sua linha de produtos, a Toyota lançou uma versão híbrida do utilitário esportivo RAV4 em dezembro passado e começará a produzir o sedã híbrido Corolla em sua fábrica no Mississippi após 2028.

A Toyota detém uma participação de 58% no mercado mundial de veículos híbridos até o final de 2025, de acordo com dados da empresa e da GlobalData. A firma de pesquisa britânica revisou para cima sua previsão no fim do ano passado para as vendas globais de híbridos e híbridos plug-in. Agora, espera que todas as montadoras vendam 29 milhões desses veículos em 2030, um ganho de 2,8 milhões em relação à previsão do ano anterior.

Outras grandes montadoras têm ajustado suas estratégias em resposta ao declínio do ímpeto dos carros elétricos. A Ford Motor está reduzindo o desenvolvimento e a produção de modelos importantes e registrará baixas contábeis de US$ 19,5 bilhões relacionadas até o ano fiscal de 2027.

A General Motors também está reestruturando sua produção de elétricos e desenvolverá híbridos em conjunto com a sul-coreana Hyundai Motor, enquanto a Volkswagen está lançando, pela primeira vez, um sistema de propulsão totalmente híbrido, semelhante ao do Toyota Prius.

A Tesla, principal fabricante de veículos elétricos dos Estados Unidos, anunciou no mês passado que encerrará a produção de seus modelos premium S e X e converterá sua fábrica na Califórnia para a produção de robôs humanoides. A empresa sofreu uma queda de 9% nas vendas no ano passado, para 1,63 milhão de veículos.

Embora a demanda por elétricos esteja desacelerando, a GlobalData prevê que eles representarão 29% de todas as vendas de automóveis em 2030, um salto em relação aos 16% em 2025.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile