Início Economia STJ instaura sindicância para apurar acusação de assédio sexual contra ministro da...

STJ instaura sindicância para apurar acusação de assédio sexual contra ministro da Corte | Política

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) instaurou nesta quarta-feira (4) sindicância para apurar a acusação de que o ministro Marco Buzzi teria assediado uma jovem de 18 anos. A comissão encarregada da apuração contará com a presença dos ministros Raul Araújo, Isabel Gallotti e Antonio Carlos Ferreira. Também nesta quarta, Buzzi pediu licença médica.

“O Pleno do Superior Tribunal de Justiça, reunido em sessão extraordinária, deliberou, por unanimidade, pela instauração de sindicância para a apuração dos fatos atribuídos ao ministro Marco Aurélio Buzzi”, diz o STJ em nota.

A vítima seria uma jovem, filha de um casal de amigos de Buzzi. A família estava hospedada na família do ministro, em Santa Catarina. O caso teria ocorrido em janeiro deste ano.

Buzzi nega a acusação. “O ministro Marco Buzzi informa que foi surpreendido com o teor das insinuações divulgadas por um site, as quais não correspondem aos fatos. Repudia, nesse sentido, toda e qualquer ilação de que tenha cometido ato impróprio”, disse. O caso foi revelado pela “Veja”.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também apura a acusação. “O CNJ esclarece que o caso está tramitando no âmbito da Corregedoria Nacional de Justiça, em sigilo, como determina a legislação brasileira. Tal medida é necessária para preservar a intimidade e a integridade da vítima, além de evitar a exposição indevida e a revitimização. A Corregedoria colheu nesta manhã depoimentos no âmbito do processo”, disse.

O advogado Daniel Bialski atua na defesa da jovem e de sua família. Em nota, ele disse que “neste momento o mais importante é preservá-los”, diante do “gravíssimo ato praticado”. Ele afirmou que aguarda “rigor nas apurações e o respectivo desfecho perante os órgãos competentes”.

Ministro Marco Buzzi, do STJ — Foto: Divulgação/STJ

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile