A unidade de serviços em nuvem da Amazon, a Amazon Web Services (AWS), foi atingida por uma interrupção nesta segunda-feira (20) que derrubou vários aplicativos populares, incluindo Fortnite e Snapchat, e causou problemas de conectividade para muitas empresas em todo o mundo.
A AWS disse que estava observando um aumento nas “taxas de erro e latências” para múltiplos serviços. “Estamos trabalhando em múltiplos caminhos paralelos para acelerar a recuperação”, afirmou em sua atualização mais recente.
A interrupção da AWS é a primeira grande perturbação da internet desde o mau funcionamento da CrowdStrike no ano passado, que prejudicou sistemas de tecnologia em hospitais, bancos e aeroportos globalmente.
A AWS fornece poder de computação sob demanda, armazenamento de dados e outros serviços digitais para empresas, governos e indivíduos. Interrupções em seus servidores podem causar quedas em sites e plataformas que dependem de sua infraestrutura de nuvem. A AWS compete com os serviços de nuvem do Google e da Microsoft.
A AWS direcionou a Reuters para sua página de status quando solicitada a comentar. A Amazon não respondeu a um pedido de comentário.
A startup de IA Perplexity, a casa de criptomoedas Coinbase e o aplicativo de negociação Robinhood atribuíram as interrupções à AWS.
“O Perplexity está fora do ar no momento. A causa raiz é um problema na AWS. Estamos trabalhando para resolvê-lo”, disse o diretor-presidente da Perplexity, Aravind Srinivas, em uma postagem no X.
O site de compras da Amazon, o Prime Video e a Alexa estavam todos enfrentando problemas, de acordo com o Downdetector.
Fortnite, de propriedade da Epic Games, Roblox, Clash Royale e Clash of Clans estavam entre as plataformas de jogos que ficaram fora do ar, enquanto Venmo do Paypal e Chime estavam entre as plataformas financeiras que enfrentaram problemas, disse o site de rastreamento de interrupções.
O aplicativo da Lyft, rival da Uber, também ficou fora do ar para milhares de usuários nos EUA.
A presidente do aplicativo de mensagens Signal, Meredith Whittaker, confirmou no X que a plataforma da empresa também foi atingida pela interrupção da AWS.
O Lloyd Bank do Reino Unido, o Bank of Scotland e os provedores de serviços de telecomunicações Vodafone e BT também estavam enfrentando problemas, de acordo com o site britânico do DownDetector. O site da autoridade tributária, de pagamentos e alfandegária do país, HMRC, também foi atingido pela interrupção.
No entanto, o bilionário Elon Musk, proprietário da empresa de mídia social X, disse que sua plataforma continuou funcionando. “O X funciona”, disse ele, sem comentar mais.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431