Início Economia Secretário de Trump alerta que interrupções de voos podem aumentar nos EUA...

Secretário de Trump alerta que interrupções de voos podem aumentar nos EUA | Mundo

O secretário de Transportes dos Estados Unidos, Sean Duffy, e líderes republicanos no Congresso alertaram nesta quinta-feira (23) que as interrupções de voos no país podem aumentar, à medida que a paralisação (“shutdown“) do governo entra em seu 23º dia.

Cerca de 13 mil controladores de tráfego aéreo e perto de 50 mil agentes da Administração de Segurança dos Transportes (TSA, na sigla em inglês) devem trabalhar sem remuneração durante a paralisação do governo. Os controladores perderão seu primeiro salário integral na próxima terça-feira (28).

“Não posso garantir que seu voo chegará no horário. Não posso garantir que seu voo não será cancelado. Vai depender de nossos controladores de tráfego aéreo virem trabalhar todos os dias”, disse Duffy em uma coletiva de imprensa no Capitólio, pedindo aos controladores que continuem trabalhando.

Até a semana passada, as ausências no controle de tráfego aéreo foram responsáveis por 53% dos atrasos de voos desde o início da paralisação, em comparação com os 5% de períodos normais, disse ele.

O presidente da Câmara, Mike Johnson, afirmou que a Administração Federal de Aviação (FAA) não tem recursos para pagar controladores de tráfego aéreo e pediu que os democratas aprovem uma legislação para reabrir o governo.

O Senado deve analisar a legislação nesta quinta-feira para pagar trabalhadores essenciais durante a paralisação.

Os democratas, como condição para a reabertura do governo, querem que os republicanos aprovem novos subsídios de saúde para pessoas que compram seguro por meio do Affordable Care Act — mais conhecido como “Obamacare“, a lei sancionada em 2010 pelo então presidente Barack Obama que buscou expandir a cobertura de saúde no país.

O controle de tráfego aéreo se tornou um ponto crítico no debate sobre a paralisação do governo do presidente, Donald Trump, com uma parte culpando a outra. Sindicatos e companhias aéreas têm defendido um fim rápido para o impasse.

“Fãs de futebol: se vocês estiverem presos no aeroporto neste fim de semana enquanto seu time favorito está prestes a começar a partida, podem culpar os democratas”, disse Johnson.

Em 2019, durante uma paralisação de 35 dias, o número de faltas de controladores e agentes da TSA aumentou devido ao atraso de pagamento dos funcionários, prolongando o tempo de espera nos pontos de controle em alguns aeroportos. As autoridades foram forçadas a reduzir o tráfego aéreo em Nova York e Washington, o que pressionou os legisladores a encerrar o impasse.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile