InícioEconomiaSão Paulo abre consulta pública para regulamentar política estadual de logística reversa...

São Paulo abre consulta pública para regulamentar política estadual de logística reversa | ESG

Publicado em

SIGA NOSSAS REDES SOCIAS

spot_img

O governo do Estado de São Paulo abriu consulta pública para a implementação da Política Estadual de Logística Reversa, com prazo para envio de contribuições até o dia 30 de janeiro. A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), busca ampliar o diálogo com empresas, entidades representativas, organizações da sociedade civil e cidadãos antes da definição das regras que irão orientar o retorno e a destinação adequada de produtos e resíduos no Estado.

A consulta ocorre no formato de Tomada de Subsídios, instrumento de participação social utilizado na fase de elaboração ou aprimoramento de atos normativos. Nesse modelo, o poder público coleta sugestões, opiniões e contribuições técnicas para qualificar a proposta regulatória antes de sua publicação oficial. No caso paulista, a tomada de subsídios está diretamente ligada ao processo de regulamentação da logística reversa, tema previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Instituída pela Lei Federal nº 12.305/2010, a logística reversa é definida como um conjunto de ações e procedimentos destinados a viabilizar a coleta e a restituição de resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento em seu ciclo produtivo ou em outros ciclos, ou para destinação final ambientalmente adequada. Na prática, esses sistemas envolvem atividades como coleta, reuso, reciclagem, tratamento e disposição final de resíduos gerados após o consumo de produtos e embalagens.

A proposta em discussão no Estado de São Paulo busca detalhar as responsabilidades dos diferentes integrantes da cadeia produtiva, com base no princípio da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, também previsto na PNRS. Fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes deverão atuar de forma integrada para reduzir a geração de resíduos, estimular a reciclabilidade e a reutilização de produtos e embalagens, promover o reaproveitamento dos resíduos pós-consumo e garantir a implementação coordenada dos sistemas de logística reversa.

Pelo desenho da regulamentação em elaboração, a responsabilidade não se limita a fabricantes e importadores, mas se estende também a distribuidores e comerciantes de bens de consumo comercializados no Estado de São Paulo. A norma também estabelece competências para o poder público estadual e municipal. A exigência se aplica a produtos e embalagens cujos resíduos possam ser reinseridos nos ciclos produtivos ou que representem riscos à saúde pública ou ao meio ambiente.

Para o subsecretário de Recursos Hídricos e Saneamento da Semil, Cristiano Kenji, a consulta pública é uma etapa central para a construção de uma política eficaz. “Essa tomada de subsídios é uma oportunidade de construir, de forma participativa, regras mais simples, transparentes e eficientes para a logística reversa no Estado. Queremos ouvir quem está na ponta — quem produz, consome e atua na gestão de resíduos — para elaborar um regramento adequado à realidade de São Paulo”, afirmou.

As contribuições devem ser enviadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível no site da Semil: https://semil.sp.gov.br/logistica-reversa-tomada-de-subsidios/. Os participantes precisam informar nome, contato e, quando aplicável, a entidade que representam. O formulário conta com um campo de texto de até mil caracteres, destinado ao envio de sugestões relacionadas especificamente à logística reversa no Estado. Após o envio, o participante recebe um número de protocolo por e-mail, e apenas as contribuições protocoladas serão consideradas válidas.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Artigos mais recentes

Defesa de Filipe Martins pede a Moraes manifestação da PGR sobre prisão preventiva

A defesa de Filipe Martins, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pediu ao ministro...

Manhã no mercado: ‘Payroll’ e IPCA guiam ativos, enquanto agentes monitoram ruídos no BC | Finanças

As ações globais e os rendimentos dos Treasuries operam em leve alta...

Trump anuncia expansão das operações contra cartéis por terra

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou em entrevista à Fox News na noite...

Saída de Lewandowski faz novo ministro herdar desgastes

Após dois anos à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo...

MAIS NOTÍCAS

Defesa de Filipe Martins pede a Moraes manifestação da PGR sobre prisão preventiva

A defesa de Filipe Martins, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pediu ao ministro...

Manhã no mercado: ‘Payroll’ e IPCA guiam ativos, enquanto agentes monitoram ruídos no BC | Finanças

As ações globais e os rendimentos dos Treasuries operam em leve alta...

Trump anuncia expansão das operações contra cartéis por terra

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou em entrevista à Fox News na noite...