Início Economia Queda atual das criptomoedas é só uma correção e haverá ‘altseason’ em...

Queda atual das criptomoedas é só uma correção e haverá ‘altseason’ em 2026, diz Raoul Pal | Criptomoedas

Raoul Pal, o cofundador e CEO da empresa de educação financeira Real Vision, disse que a queda atual das criptomoedas não é o início de um bear market, e sim apenas uma correção. Além disso, ele defende que o mercado ainda terá uma “altseason” no ano que vem.

“Como algo pode ser o topo de um bull market se quase nada atingiu a máxima histórica?”, questionou o empresário, lembrando que tirando o bitcoin (BTC) e o BNB, token da Binance Smart Chain, pouquíssimas criptomoedas atingiram recordes no ciclo atual.

Para ele, o ciclo de quatro anos do bitcoin será quebrado no ano que vem, pois Pal prevê que a maior das criptomoedas irá se valorizar principalmente em janeiro e fevereiro com um impulso de liquidez vindo dos Estados Unidos. Pelo histórico dos superciclos da criptomoeda, o ano de 2026 deveria ser de forte queda, preparando para o próximo bull market nos anos seguintes.

“O governo dos EUA está mandando os bancos comprarem dívida. Vimos isso sendo anunciado na semana passada. Mais bancos estão comprando treasuries e ainda há o estímulo fiscal do ‘big beautiful bill’”, destacou, citando o projeto orçamentário do presidente americano Donald Trump.

Na opinião dele, o desejo de Trump de vencer as eleições de meio de mandato também se refletirá em estímulos econômicos, e consequentemente injeção de liquidez. Assim, haveria mais capital disponível para investimentos em ativos de risco, tais quais as criptomoedas.

Por enquanto, Pal aponta que muito dinheiro que deveria vir para cripto foi para negócios de inteligência artificial, porém a assimetria entre risco e retorno será muito positiva para ativos digitais em 2026. Ele defende que é muito mais fácil ver uma altcoin dobrando de valor no ano que vem do que a ação do Google e os investidores estão começando a ver isso.

Demograficamente, o investidor jovem em busca de mudar de vida seria o mais propenso a comprar essa tese em busca de investimentos que retornem até dez vezes o valor aplicado. “Eu acho que se você olhar para a natureza niilista da vida dos jovens hoje, que não conseguem comprar imóveis e nem casar, a propensão a especular é muito maior e a probabilidade de fazerem isso em altcoins também”, disse.

O problema, de acordo com ele, é que altseason não significa que todas as criptomoedas terão performances melhores que a do bitcoin. O investidor teria que estudar projetos no mundo cripto que realmente possuem fluxo de caixa.

“Não vejo nenhuma mudança que leve a acreditar que não haverá altseason, mas se você espera que sua memecoin que foi para zero se valorize desista”, declarou.

O empresário defendeu o investimento em criptomoedas ligadas a blockchains de primeira camada, a exemplo de bitcoin, ether (ETH), solana (SOL) e avalanche (AVAX). Mesmo assim, ele sugere que o investidor resista à tentação de comparar o retorno da sua carteira ao das pessoas da comunidade cripto que postam seus ganhos na rede social X (Twitter).

“Não seja pego na narrativa FOMO [sigla para medo de ficar de fora]. Se eu pegar bitcoin, ether ou solana, eu poderia ter um desempenho melhor do que o de 90% do mercado”, avaliou. “E não use alavancagem. Alavancagem em um ativo de 80 de volatilidade é a receita para a falência.”

Raoul Pal falou durante a Binance Blockchain Week 2025, evento que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

*O repórter viajou a convite da Binance.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile