O primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, comparou de forma depreciativa o Brasil com a Alemanha em discurso ao Congresso Alemão do Comércio na semana passada. Merz ressaltou a “beleza” do país europeu e disse que a delegação alemã ficou “contente” após deixar Belém, no Pará, onde participaram da COP30, conforme informações divulgadas nesta segunda-feira (17) pela emissora alemã Deutsche Welle.
“Senhoras e senhores, vivemos em um dos países mais bonitos do mundo” disse o premiê alemão, citando ainda que todos os jornalistas que acompanharam a delegação alemã ficaram felizes em retornar ao país.
“Todos ficaram felizes por termos voltado para a Alemanha na noite de sexta-feira para sábado, principalmente por termos saído daquele lugar onde estávamos [Belém]”, acrescentou Merz.
No discurso, Merz também pediu a valorização do “ambiente comercial e próspero da Alemanha”, ao mencionar que a defesa da democracia e da ordem econômica vigente no país é “uma tarefa que todos nós [alemães] devemos assumir.”
O líder alemão participou, em Belém, da Cúpula dos Líderes, que ocorreu entre os dias 6 e 7 de novembro, cujas tratativas antecederam a cúpula oficial da COP30.
Ele se comprometeu a doar uma “quantia significativa” para o Fundo Florestas para Sempre (TFFF), além de apoiar a iniciativa do governo brasileiro em congregar países para uma ação climática conjunta.
Porém, a falta de clareza no anúncio, inclusive da quantia a ser doada, foi tomada como um sinal de pouco comprometimento do governo alemão com a TFFF.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

