Início Mundo “Petro ficou mais amigável” após captura de Maduro

“Petro ficou mais amigável” após captura de Maduro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (2), durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca, que o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, “mudou de postura” após a operação realizada por forças americanas em Caracas, na Venezuela, que resultou na captura do ditador Nicolás Maduro no dia 3 de janeiro.

“Ele certamente era muito crítico (dos EUA) antes disso (a operação que capturou Maduro). Mas, de alguma forma, depois da operação na Venezuela, ele ficou muito simpático. Mudou completamente de atitude. Muito simpático, muito amigável agora”, afirmou o presidente americano.

Segundo Trump, a mudança de comportamento influenciou sua disposição para receber o presidente colombiano na Casa Branca.

“Eu não sei o que aconteceu, mas ele está muito simpático. Tenho muita vontade de vê-lo”, disse, ao comentar o encontro marcado entre os dois líderes, que deve acontecer nesta terça-feira (3).

O encontro entre Trump e Petro terá como foco temas voltados ao combate ao narcotráfico, cooperação bilateral, migração e a situação política na Venezuela, segundo informações divulgadas por autoridades colombianas à agência EFE.

De acordo com a EFE, Petro levará ao encontro uma cesta com café e chocolates produzidos por famílias envolvidas em programas de substituição voluntária de cultivos ilícitos na Colômbia. O gesto busca demonstrar os resultados das políticas do governo esquerdista colombiano para reduzir o plantio de coca e ampliar alternativas econômicas legais em regiões afetadas pelo narcotráfico.

A visita ocorre após um período de crise nas relações entre Washington e Bogotá. Durante esse período, os Estados Unidos retiraram a Colômbia da certificação antidrogas e incluíram o presidente colombiano e pessoas de seu entorno em listas de sanções do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), sob suspeitas de vínculos com o narcotráfico. Petro rejeitou as acusações e afirma que seu governo ampliou as apreensões de drogas e conteve a expansão dos cultivos ilegais.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile