Início Economia Empresa japonesa de cartões de crédito Credit Saison planeja banco digital no...

Empresa japonesa de cartões de crédito Credit Saison planeja banco digital no Brasil este ano | Finanças

A empresa japonesa de cartões de crédito Credit Saison planeja iniciar um negócio de banco on-line no Brasil, enxergando uma oportunidade de fornecer crédito a pequenas empresas em um país com experiência em pagamentos digitais, segundo apurou o “Nikkei Asia”.

A subsidiária brasileira da Saison submeteu recentemente um pedido ao Banco Central do Brasil para obter uma licença de Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento (SCFI).

A aprovação é esperada ainda este ano. A Saison começará oferecendo empréstimos e cartões de crédito para autônomos e pequenas e médias empresas, além de também administrar depósitos a prazo fixo.

O Nubank, pioneiro nesse segmento, já atraiu mais de 100 milhões de usuários.

O saldo total de crédito no Brasil cresceu a uma taxa anual de aproximadamente 10%, de acordo com o Banco Central do país. Mas a oferta de crédito para famílias de baixa renda e pequenas e médias empresas está defasada, e esse é um mercado que a Saison pretende desenvolver.

A Saison entrou no Brasil em 2023 e concedeu empréstimos a fintechs locais e outras empresas. No fim de setembro do ano passado, o saldo de empréstimos da empresa no país praticamente dobrou, passando de 8 bilhões de ienes no final de março para 15,4 bilhões de ienes (US$ 99 milhões). Empréstimos diretos para pessoas físicas e jurídicas por meio de serviços bancários on-line podem impulsionar a lucratividade.

O Brasil ocupa a décima posição mundial em termos de Produto Interno Bruto (PIB) nominal e a expectativa é que suba para a quinta posição em 2050, atrás da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia, segundo projeção da PricewaterhouseCoopers.

A Saison acredita que a grande base de usuários de tecnologias digitais, principalmente entre os jovens, será um fator positivo para seus novos negócios.

O Pix, sistema de pagamento digital desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, é utilizado por 80% da população. As transações realizadas com o Pix superam o total combinado de transações com cartões de crédito e débito.

A Saison tem expandido suas operações para fora do Japão, onde vê poucas perspectivas de crescimento em uma economia com população envelhecida. A empresa estabeleceu uma unidade de negócios não bancária na Índia e está aproveitando a infraestrutura financeira digital local para expandir sua presença no país.

Até o fim de setembro, o saldo de empréstimos da Saison na Índia havia atingido 330 bilhões de ienes. A empresa pretende desenvolver seus negócios no Brasil como outro importante motor de crescimento, depois da Índia, afirmou um representante.

A Saison está acelerando seus esforços para contratar profissionais locais com experiência em gestão de riscos e compliance.

“Nos dois anos desde que entramos no Brasil, conseguimos adquirir um certo conhecimento sobre o know-how de crédito e as práticas comerciais locais”, disse Kosuke Mori, chefe de negócios globais da Saison.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile