O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pretende fazer “alguns ajustes” no projeto do deputado Paulinho da Força (SD-SP) que oferece redução de pena para os condenados por tentativa de golpe de Estado. A informação é do próprio deputado, relator da matéria na Câmara.
Paulinho informou que já concluiu as conversas com todas as bancadas e que a bola, agora, está com o Senado. A partir da sinalização que vier de Alcolumbre, segundo ele, o texto poderá ser votado.
O projeto perdeu força após o fracasso da PEC da Blindagem e a retirada da possibilidade de anistia aos condenados. Os deputados governistas, que aceitavam apoiar alguma redução das penas, passaram a se opor completamente a qualquer benefício. Já o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, segue, ao menos oficialmente, defendendo anistia ampla.
Na avaliação dos bolsonaristas, ao aceitar alguma dosimetria, o partido estaria reconhecendo a culpa dos condenados. “E ninguém cometeu crime”, disse ao Valor uma liderança do PL. Paulinho acredita, entretanto, que, no momento em que a matéria for levada ao plenário, muitos aliados de Bolsonaro não terão outra opção a não ser votar a favor.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431