Início Economia Operadora japonesa transmite energia de usina nuclear pela primeira vez em 14...

Operadora japonesa transmite energia de usina nuclear pela primeira vez em 14 anos | Mundo

Um reator da usina nuclear de Kashiwazaki-Kariwa iniciou a geração e transmissão de energia em caráter experimental nesta segunda-feira. Com isso, a Tokyo Electric Power Company Holdings (Tepco) retoma o fornecimento de energia nuclear pela primeira vez em 14 anos.

Ainda lidando com as consequências do acidente nuclear de Fukushima em 2011, a Tepco planeja iniciar a transmissão completa de eletricidade, a partir da unidade número seis da usina que tem sete reatores na província de Niigata, em 18 de março. O complexo está localizado a 220 quilômetros a noroeste de Tóquio.

O reator seis tornou-se, no fim de janeiro, o primeiro reator da Tepco a ser religado desde o derretimento dos núcleos no complexo nuclear de Fukushima Daiichi, após o terremoto e tsunami de 11 de março de 2011. A unidade fornecerá eletricidade para Tóquio e áreas próximas.

A Tepco iniciou a operação de uma turbina movida a vapor gerado pelo calor do reator às 19h10 de domingo e confirmou que não havia anormalidades. Em seguida, começou a transmitir eletricidade às 2h55 da manhã de segunda-feira.

A operadora planeja desconectar o gerador da rede e reconectá-lo diversas vezes antes do término do período de testes, aumentando gradualmente sua produção de 20% para 50% e, em seguida, para o nível máximo.

A última vez que a unidade seis gerou energia foi no fim de março de 2012, antes de ser desligada para uma revisão de rotina.

Espera-se que outro reator da usina nuclear também seja religado, com a aprovação já obtida da agência reguladora de energia nuclear do Japão.

A maioria dos reatores nucleares do país permanece desativada, devido às preocupações com a segurança entre os moradores próximos às usinas, que persistem após o acidente nuclear de Fukushima Daiichi.

Com o objetivo de descarbonizar a usina, o governo busca agora maximizar o uso da energia nuclear, religando reatores que atendam aos rigorosos padrões de segurança.

A unidade seis foi religada em 21 de janeiro, mas foi desligada após um alarme disparar durante a remoção das barras de controle do reator. A rede voltou a funcionar em 9 de fevereiro.

A transmissão de energia elétrica de segunda-feira também sofreu atraso em relação ao cronograma inicial, pois um dispositivo para medir nêutrons dentro do reator apresentou defeito.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile