A economia japonesa retomou o crescimento no quarto trimestre 2025 (terceiro trimestre fiscal 2025 no Japão), apesar do impacto das tarifas americanas, dando ao banco central espaço para continuar elevando as taxas de juros.
A recuperação é uma notícia bem-vinda para os formuladores de política monetária, que têm trabalhado para reanimar a economia após décadas de estagnação.
O Produto Interno Bruto (PIB) real expandiu 0,1% no período de outubro a dezembro em relação ao trimestre anterior, segundo dados preliminares do governo divulgados nesta segunda-feira. Em cerca de 20 dias a leitura final deverá ser divulgada.
Isso se compara à contração de 0,7% no trimestre anterior e ao crescimento de 0,4% previsto por uma pesquisa com economistas realizada pela provedora de dados Quick.
Em termos anualizados, a economia cresceu 0,2% no último trimestre do ano.
Os resultados sugerem que o Japão resistiu melhor do que o esperado ao impacto das taxas americanas. As exportações caíram 0,3%, uma queda muito menor do que a de 1,4% registrada no trimestre anterior.
No âmbito doméstico, o investimento avançou 0,2% em relação ao trimestre anterior, enquanto o consumo privado cresceu 0,1%.
Os dados positivos provavelmente reforçam a confiança do Banco do Japão na recuperação doméstica, apesar de um cenário global instável, mantendo aberta a possibilidade de o banco central subir os juros.
No entanto, isso pode exigir um delicado equilíbrio com a política fiscal, após a primeira-ministra, Sanae Takaichi, ter levado seu partido a uma vitória eleitoral expressiva no início deste mês.
Embora os dados corroborem o foco da primeira-ministra em estímulos voltados para o crescimento, o forte mandato de Takaichi para implementar políticas expansionistas, incluindo a isenção do imposto sobre alimentos, pode complicar os esforços do banco central para controlar a inflação.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431
