Início Mundo Maduro vai usar presos como “escudos”, diz María Corina

Maduro vai usar presos como “escudos”, diz María Corina

A líder da oposição venezuelana María Corina Machado denunciou nesta quarta-feira (24) ameaças de “execução extrajudicial” contra presos políticos mantidos no presídio de El Rodeo, próximo a Caracas. Segundo a vencedora do Nobel da Paz de 2025, as intimidações partem de agentes ligados à ditadura de Nicolás Maduro e colocam em risco imediato a vida dos prisioneiros.

A denúncia foi reforçada por um relatório da ONG de direitos humanos Observatório Venezuelano de Prisões. O documento afirma que guardas do presídio ameaçaram usar presos políticos como “escudos humanos” em caso de uma eventual intervenção dos Estados Unidos no país.

Em sua conta no X, María Corina responsabilizou o regime de Maduro por qualquer dano físico ou psicológico que venha a ocorrer com os presos. Ela também cobrou uma reação urgente de organismos internacionais e pediu que governos democráticos aumentem a pressão diplomática sobre Caracas para garantir a segurança dos detidos. “Há vidas em risco agora”, disse.

O episódio ocorre em meio ao aumento da tensão na região após a mobilização militar ordenada pelo presidente americano Donald Trump no Caribe e no Pacífico, que resultou na destruição de mais de 30 embarcações ligadas ao narcotráfico. O governo de Maduro classificou a operação como uma “ameaça de invasão” e uma tentativa de mudar o regime no país.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile