O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse que o presidente Lula (PT) tem o objetivo de zerar as tarifas dos Estados Unidos contra produtos brasileiros em sua reunião com o presidente americano Donald Trump. A fala ocorreu nesta terça-feira (3) e a reunião está prevista para março.
“Nós tínhamos 37% da exportação brasileira para os EUA agravada pelo tarifaço, reduziu e hoje está em 22%. Já caiu bem o tarifaço, mas a ideia é zerar. Não há razão para ter um tarifaço”, disse Alckmin.
Hoje, o Brasil enfrenta tarifas de exportação de 10%, após o recuo de Trump nas taxas adicionais de 40%. Alguns produtos, porém, ficaram de fora do recuo. “A ideia agora é focar bastante em alguns produtos agrícolas e muito na indústria, que ainda está com tarifa de 50%”, complementou o vice-presidente, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
A viagem de Lula a Washington veio de um acordo celebrado com Trump em um telefonema de cerca de 50 minutos, ocorrido em 26 de janeiro. Na mesma reunião, Lula reclamou da ausência de uma cadeira para a Palestina no conselho de paz inaugurado por Trump. Outra pauta dos presidentes foi a situação da Venezuela.
Dois dias depois, Alckmin assumiu a presidência e ligou para o vice-presidente da China, Han Zheng. A nota divulgada após o telefonema diz que o brasileiro demonstrou “preocupação” em relação à taxa de 55% imposta à carne bovina brasileira.
Enquanto isso, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), em viagem pelo Oriente Médio, tem prometido retomar os laços entre o Brasil e países como Israel e Bahrein. Pré-candidato à Presidência, ele busca, com a viagem, obter apoio de lideranças conservadoras internacionais.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431
