Durante a abertura da 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres (CNPM), em Brasília nesta segunda-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que pretende levar a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja Lula da Silva, a um futuro encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Quando eu for conversar com o Trump, eu vou levá-la. Eu quero que ele veja”, disse Lula, referindo-se à esposa como a “mulher mais bem-casada do planeta Terra”.
Janja, presente no palco, sorriu e fez sinal negativo com a mão para Lula. O encontro entre Lula e Trump foi inicialmente proposto durante um breve contato de cerca de 30 segundos na Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, na semana passada. Até o momento, não há data definida para a reunião, que poderá ser presencial, conforme sinalizou o presidente brasileiro, mas um contato inicial está previsto por telefone ou videoconferência. A conversa foi intermediada por interlocutores do governo e terceiros, após negociações para reduzir tensões entre os países.
-
Janja e “climão” do TikTok: relembre outras gafes cometidas pela primeira-dama
-
Veja o tamanho da delegação brasileira que foi à ONU e o gasto milionário com a viagem a NY
A fala, apesar de em tom de brincadeira de Lula indicando que pretende levar Janja para a reunião com o Trump, ocorre após uma série de gafes cometidas pela primeira-dama em encontros com autoridades estrangeiras, sobretudo durante viagens e eventos oficiais, gerando repercussão negativa tanto no Brasil quanto no exterior. Um dos episódios ocorreu durante encontro do presidente Lula com o presidente chinês Xi Jinping, quando comentários de Janja sobre a rede social TikTok teriam causado desconforto ao presidente chinês. A situação foi divulgada à imprensa por um integrante do governo presente na reunião.
Segundo Lula, Janja teria pedido a palavra para explicar o contexto brasileiro, enquanto ele discutia confidencialmente a possibilidade de enviar alguém “de confiança” da China para tratar da regulação de redes sociais. Na mesma viagem à China e à Rússia, a primeira-dama foi alvo de publicações consideradas falsas, que alegavam, sem provas, que ela teria viajado com malas de dinheiro desviado do INSS. A Advocacia-Geral da União notificou as redes sociais Meta e TikTok para remover o conteúdo.
Janja já havia protagonizado episódios polêmicos em agendas internacionais. Em 2023, durante a viagem à Índia para a Cúpula do G20, a primeira-dama foi a única cônjuge de líder presente nas reuniões fechadas para chefes de Estado. Na ocasião, publicou vídeo dançando e comemorando a chegada à Índia, o que gerou críticas por ocorrer em meio às enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul. Ainda no mesmo evento, foi vetada pelo primeiro-ministro Narendra Modi em foto oficial com Lula.
Em 2024, na edição do G20 realizada no Rio de Janeiro, Janja ofendeu o empresário Elon Musk durante evento paralelo, provocando desconforto entre diplomatas e líderes internacionais. Em outra situação, durante visita de Lula à Casa Branca, a primeira-dama apareceu na foto oficial com Joe Biden, após o encontro com Jill Biden ter sido cancelado.
Além das viagens internacionais, Janja coleciona polêmicas em eventos nacionais. Entre elas, a quebra de protocolo ao cumprimentar o presidente francês Emmanuel Macron no G20 realizado no Rio, e o vazamento da imagem da águia da Portela antes do Carnaval de 2024, criticado por fãs da escola de samba. Também gerou repercussão ao comentar sobre ex-presidentes do Brasil durante visita à Galeria dos Ex-Presidentes do Palácio do Planalto.
Já o evento desta segunda reúne cerca de quatro mil participantes e deve aprovar resoluções para atualizar o Plano Nacional de Políticas para Mulheres. Estiveram presentes ministros do governo Lula, governadores, além do presidente nacional do PT, Edinho Silva.
-
Michelle Bolsonaro responde Janja sobre “ter ética ao falar de Lula”
-
Visita de Janja à Rússia tem passeios turísticos e visitas a universidades e balé
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431