Início Economia Lula diz que deve ir aos EUA em março para conversa ‘olho...

Lula diz que deve ir aos EUA em março para conversa ‘olho no olho’ com Trump | Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que deve ir a Washington, nos Estados Unidos, no começo de março, para uma reunião com o seu homólogo americano, Donald Trump. Ontem, eles conversaram por telefone por cerca de 50 minutos.

“Eu espero marcar com o presidente Trump no começo de março para eu fazer uma viagem a Washington, porque os Estados Unidos e o Brasil são as duas principais democracias do Ocidente”, disse Lula ao chegar no hotel onde ficará hospedado na Cidade do Panamá.

Lula acredita que a relação política e comercial entre os dois países deve voltar à normalidade em breve. “Eu acho que dois chefes de Estado têm que conversar olhando um no olho do outro, para que a gente possa discutir as boas relações entre o Brasil e os Estados Unidos”, disse.

“Eu estou convencido que a gente vai voltar à normalidade logo, logo, que a gente vai fortalecer o multilateralismo e fazer com que as economias voltem a crescer, porque é isso que o povo espera de todos nós”, completou.

Ele disse que além de Trump, conversou hoje com o presidente da França, Emmanuel Macron, e com o presidente do Chile, Gabriel Boric, que não conseguiu eleger uma sucessora. “Depois eu vou conversar com mais gente porque eu estou discutindo a questão do multilateralismo e da democracia no mundo inteiro.”

Sobre a situação da Venezuela, Lula defendeu que a solução para o país vizinho seja definida pelos próprios venezuelanos, e não pelo Brasil ou pelos Estados Unidos.

“Eu, proximamente, vou falar com a presidenta [da Venezuela] Delcy Rodríguez. Eu espero que ela consiga dar conta do recado. É importante que o presidente Trump permita que a Venezuela possa cuidar da sua soberania, cuidar dos interesses democráticos da Venezuela” disse Lula.

Ele também afirmou que é preciso um pouco de paciência para que uma solução seja encontrada. “Está tudo muito recente. Eu acho que nós temos que ter um pouco de paciência porque quem vai encontrar uma solução para o povo da Venezuela é o próprio povo venezuelano. Não será o Brasil, não serão os Estados Unidos, será a Venezuela.”

Donald Trump e Luiz Inacio Lula da Silva em encontro na Malásia, em outubro de 2025 — Foto: AP Photo/Mark Schiefelbein

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile