Início Brasil Janja anuncia ajuda humanitária à Faixa de Gaza

Janja anuncia ajuda humanitária à Faixa de Gaza

O governo brasileiro organiza o envio de ajuda humanitária à Faixa de Gaza nos próximos dias. A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, anunciou a decisão nesta sexta-feira (17), durante o encerramento do Fórum Mundial da Alimentação, na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma.

“O presidente Lula, que desde o início denunciou o genocídio na Faixa de Gaza, determinou que o governo brasileiro se junte aos esforços de outros países para enviar ajuda humanitária à região”, afirmou a primeira-dama.

Desde terça-feira (14), Janja cumpre uma série de compromissos oficiais na capital italiana, a convite da FAO. Ao longo da semana, ela participou de cerca de dez atividades voltadas à segurança alimentar e ao combate à fome. De acordo com o Itamaraty, a primeira-dama mantém sua estadia na Embaixada do Brasil, instalada no Palácio Pamphilj, na Piazza Navona.

Janja diz que ajuda humanitária à Faixa de Gaza é meio de concretizar o cessar-fogo

Durante o encerramento do evento, a primeira-dama destacou o impacto humano da crise em Gaza e defendeu ações concretas de solidariedade.

“Nesse momento em que milhões de palestinos retornam para as ruínas de suas casas, tentando retomar as suas vidas, apesar das perdas enormes que viveram nos últimos dois anos, eles precisam mais do que solidariedade, precisam de ações de apoio, tanto material quanto político, para que o cessar-fogo acordado seja definitivamente cumprido”, afirmou.

Após concluir a agenda em Roma, Janja seguirá para Paris, onde representará o Brasil no seminário internacional “Diálogos Transatlânticos: Transição Energética, Educação Ambiental e ODS”. O encontro ocorrerá entre 19 e 21 de outubro, na Universidade de Sorbonne, e reunirá autoridades e especialistas de diversos países.

Com essa agenda, a primeira-dama amplia a presença do Brasil em fóruns globais que discutem cooperação, sustentabilidade e segurança alimentar. O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB) assinou o decreto que autoriza a viagem de Janja, sem custos aos cofres públicos.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile