Início Economia Índia diz que vai diversificar importações de petróleo após acordo com os...

Índia diz que vai diversificar importações de petróleo após acordo com os EUA | Mundo

A Índia anunciou nesta quarta-feira que pretende diversificar suas fontes de energia em meio às mudanças no cenário global. A afirmação foi feita pelo ministro do Comércio, Piyush Goyal, dois dias depois de os Estados Unidos reduzirem as tarifas sobre produtos indianos em troca da interrupção das compras de petróleo da Rússia.

Na primeira declaração ao Parlamento sobre o acordo com os EUA, Goyal não se referiu especificamente a uma mudança nas compras de energia em detrimento de qualquer país. “Garantir as necessidades energéticas de 1,4 bilhão de indianos é nossa prioridade. Diante das mudanças nas circunstâncias globais, a diversificação das fontes de energia faz parte dessa estratégia”, disse ele.

Na última segunda-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou um acordo comercial que reduziu as tarifas sobre a Índia de 50% para 18%. Ele afirmou que o país passaria a comprar petróleo dos EUA e, possivelmente, da Venezuela em vez do russo.

O governo russo afirmou que não viu nada de novo no plano da Índia de diversificar suas fontes de petróleo. “Nós, e não apenas nós, mas todos os especialistas no campo dos assuntos energéticos internacionais, sabemos muito bem que a Rússia não é a única fornecedora de petróleo e derivados para a Índia”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

As refinarias indianas não receberam do governo orientação para interromper a compra de petróleo russo e precisariam de um período de transição para concluir aquisições já em andamento.

Parlamentares do principal partido de oposição da Índia, o Congresso, questionaram a falta de detalhes sobre o acordo e pediram esclarecimentos sobre o grau de acesso ao setor agrícola oferecido a Washington.

“A Índia fez alguma concessão sob pressão dos EUA? Concordamos com tarifas zero sobre importações americanas, como afirma o senhor Trump?”, disse o líder do Congresso, Mallikarjun Kharge, em uma publicação nas redes sociais.

Goyal afirmou na terça-feira que a Índia e os Estados Unidos divulgarão uma declaração conjunta sobre o acordo após alcançarem um “entendimento final” sobre seus termos.

Piyush Goyal (foto de arquivo) — Foto: Martial Trezzini/Keystone via AP

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile