No programa Última Análise desta terça-feira (03), os convidados falaram a respeito da possível CPMI do Banco Master, que ganhou fôlego após iniciativa do deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ). O congressista protocolou, nesta terça-feira (3), no Senado Federal, o pedido de criação da comissão para investigar um dos maiores escândalos da República. Brasília, porém, já se movimenta para que tudo termine em um acordão.
O ex-procurador Deltan Dallagnol demonstra otimismo em relação a uma investigação como essa. “É motivo para nós comemorarmos. Há muitos políticos já enrolados na teia do Banco Master, neste submundo desvelado pelas investigações”, ele afirma.
“Vejo com muito bons olhos. Como esta CPMI vai terminar, se vai ter alguém preso, nós não sabemos, mas temos a chance de ficar minimamente por dentro do que aconteceu. A oposição tem uma grande oportunidade nas mãos”, avalia a cientista política Júlia Lucy.
Risco de acordão?
Ainda que a pressão pela comissão aumente, a cada desdobramento do escândalo ainda subsiste o risco da CPMI “acabar em pizza”. Além disso, a própria instalação da comissão depende da decisão de Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado Federal, para que os trabalhos se iniciem.
O professor da FGV Daniel Vargas afirma que, por estarmos em ano eleitoral, a pressão por investigações vai além do Legislativo. “Estamos falando de um caso em que a justiça já começa a atuar também por conta própria. E temos visto a própria imprensa tradicional investigando. Será um tema-chave nas eleições desse ano, com ou sem CPMI”, afirma.
O “vale-gás” de Lula
Já o governo Lula se esforça para se ver imune ao escândalo financeiro e busca, a qualquer custo, vencer as eleições. O Senado aprovou nesta terça-feira (3) a Medida Provisória que cria o programa Gás do Povo. A iniciativa é uma das apostas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para as eleições deste ano.
“A pessoa que começa a ter uma renda assim, pode não querer mais um emprego. Recendo o Bolsa Família, mais um auxílio-gás, somando tudo, vai trabalhar menos e ter uma renda mais alta do que com trabalho formal. Ou seja, o governo está fazendo populismo fiscal”, avalia Dallagnol.
O programa Última Análise faz parte do conteúdo jornalístico ao vivo da Gazeta do Povo, no YouTube. O horário de exibição é das 19h às 20h30, de segunda a sexta-feira. A proposta é discutir de forma racional, aprofundada e respeitosa alguns dos temas desafiadores para os rumos do país.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431
