O governo federal criou uma linha de financiamento de R$ 20 bilhões, operada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), destinada a investimento para obras, aquisição de equipamentos e veículos para as redes pública e privada de saúde.
Do valor total, R$ 10 bilhões serão disponibilizados neste ano e a outra fatia em 2026. A linha de crédito — batizada de Fundo de Investimento em Infraestrutura de Saúde — deve ter taxa de juros e prazos de amortização inferiores às praticadas no mercado.
O edital com os detalhes deve ser publicado nos próximos dias. O ministro da Saúde, Alexandre, fará o anúncio na tarde desta quinta-feira (25), em evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo.
A linha de crédito estará disponível para instituições privadas e filantrópicas que atendem o SUS como, por exemplo, Santas Casas e organizações sociais (OS) e também para as empresas de saúde participantes do programa Agora tem Especialistas. Essa iniciativa é voltada à empresas privadas que ofertam sua rede e médicos especialistas para atender pacientes do SUS em troca de abatimento de dívida fiscal.
“As entidades filantrópicas e privadas que prestam serviços ao SUS nunca tiveram um financiamento como este que estamos trabalhando. Outro diferencial é o fortalecimento da indústria de equipamentos médicos que produz no Brasil, contribuindo para a soberania tecnológica e produtiva do nosso país”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O ministro destacou ainda que o objetivo é levar “investimentos para onde mais se precisa, reduzir desertos assistenciais e fortalecer as regiões atendidas pelo programa Agora Tem Especialistas, mobilizando toda a estrutura da saúde para reduzir o tempo de espera”.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431