Início Economia A trajetória da Highland e da YellowRiver na transformação da mobilidade paulistana...

A trajetória da Highland e da YellowRiver na transformação da mobilidade paulistana | YellowRiver

O Brasil vive um momento decisivo na expansão de sua infraestrutura de transportes e, para projetos de alta complexidade, como o da malha metroviária de São Paulo, a escolha de parceiros com currículo comprovado é o pilar que garante a viabilidade e a segurança das obras. É neste cenário que se destacam a Highland e a YellowRiver, empresas que compõem o Consórcio Nove de Julho e representam a vanguarda da engenharia pesada global com mais de 1000 km de metrô construídos nas metrópoles mais adensadas e complexas do planeta.

Fundada em outubro de 1958, a Highland é uma empresa líder no setor de transporte metroferroviário urbano, com sólida capacidade técnica e operacional. A empresa já entregou 14 linhas para operação e possui 9 linhas em construção, totalizando mais de 681 km de obras ferroviárias e metroviárias executadas, incluindo 553 km de ferrovias, 35 estações de metrô concluídas e 128 km de túneis escavados por shield/TBM. 

Participou sucessivamente de projetos de transporte metroferroviário em diversas cidades, incluindo Chengdu, Chongqing, Shenzhen e Wuhan, possuindo uma equipe industrial especializada e consolidada em operações de shield/TBM, além de 11 conjuntos próprios de equipamentos shield/TBM. Possui ampla experiência em projetos de grande porte e alta complexidade na zona urbana, com forte capacidade de execução contratual

Nesta mesma esteira de excelência, a YellowRiver acumula quase 70 anos de experiência, desde sua fundação em 1955, integrando soluções de grande escala e transformando planos ambiciosos em infraestruturas operacionais eficientes. 

Como uma empresa estruturante no setor de transporte metroferroviário, com desempenho altamente reconhecido. Já entregou 12 linhas para operação e possui 3 linhas em construção, totalizando mais de 246 km de obras executadas, incluindo mais de 12 km de ferrovias, 30 estações de metrô concluídas e mais de 120 km de túneis escavados por shield. Participou da construção de importantes projetos de transporte metroferroviário em cidades como Xangai, Guangzhou, Shenzhen e Luoyang, possuindo uma ampla e experiente equipe especializada em operações shield/TBM e 14 conjuntos próprios de equipamentos shield/TBM.

Projeto da linha 10 do metrô de Shenzhen, na China — Foto: Divulgação

Consórcio Nove de Julho 

A presença da Highland e da YellowRiver no Consórcio Nove de Julho significa trazer para o Brasil o “estado da arte” da construção civil. A utilização de métodos consagrados, como o NATM (New Austrian Tunneling Method), e a operação de Tuneladoras (TBMs) de grande diâmetro — os populares “tatuzões” — são rotinas para estas empresas em solos urbanos densamente povoados, e essa transferência de tecnologia estará plenamente à disposição da engenharia nacional. 

Ao unir a tradição da engenharia pesada com as tecnologias de automação mais recentes, o consórcio se posiciona não apenas como um potencial executor de obras, mas como um parceiro de longo prazo para a mobilidade urbana nacional. A expertise de quem já construiu milhares de quilômetros de trilhos pelo mundo é a garantia de que o futuro do transporte em São Paulo está em mãos sólidas e tecnicamente inquestionáveis.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile