O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) comentou em uma postagem do secretário do Departamento de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth.
Pete falava do ataque americano a um barco de pequeno porte, ocorrido nesta quarta-feira (22). O bombardeio faz parte da Operação Víbora, que visa combater o narcotráfico no Oceano Pacífico. Segundo o secretário, o ataque matou três pessoas, segundo ele, membros de organização terrorista associada ao narcotráfico. Ao final, Pete alertou: “nós os encontraremos e os mataremos, até que a ameaça ao povo americano seja extinta.”
Em resposta, Flávio Bolsonaro diz ter ouvido dizer “que há barcos como este aqui no Rio de Janeiro, na Baía de Guanabara, inundando o Brasil com drogas”, e faz um convite ao secretário: “você não gostaria de passar alguns meses aqui nos ajudando a combater essas organizações terroristas?”
How envious!
I heard there are boats like this here in Rio de Janeiro, in Guanabara Bay, flooding Brazil with drugs.
Wouldn’t you like to spend a few months here helping us fight these terrorist organizations? https://t.co/mT6mZ2wAvu— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) October 23, 2025
- Trump chama Petro de “bandido” e confirma suspensão de pagamentos à Colômbia: “Tem fábricas de cocaína”
- Pena de morte: propostas no Brasil e nos EUA reacendem o debate público
Governo americano intensifica combate ao narcotráfico no Pacífico
A CBS News informou que o ataque aconteceu em águas internacionais, mas próximo ao território marítimo da Colômbia. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou o tráfico de drogas como um problema de segurança nacional. Segundo ele, 300 mil americanos já morreram em decorrência do narcotráfico.
O ataque nas águas, porém, é apenas parte da estratégia. De acordo com Trump, a intensificação da ofensiva levará os criminosos a agirem por terra. Quando isso acontecer, o presidente diz que levará ao Congresso um pedido para executar operações terrestres.
Cerca de 6.500 militares americanos já foram recrutados para a missão contra o narcotráfico no Caribe. A operação inclui também mísseis guiados, caças F-35 e um submarino nuclear.
No dia 15 de outubro, o governo americano informou já ter apreendido 45 toneladas de cocaína no âmbito da Operação Víbora.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431