Início Mundo EUA interceptam petroleiro que desafiou bloqueio na Venezuela

EUA interceptam petroleiro que desafiou bloqueio na Venezuela

O petroleiro de bandeira russa Bella 1, que posteriormente foi identificado como Marinera, foi interceptado nesta quarta-feira (7) pelos EUA depois de escapar por semanas dos radares americanos em meio ao bloqueio ordenado pelo presidente Donald Trump em dezembro na Venezuela.

Por meio de um comunicado, autoridades de Washington informaram que as Forças Armadas abordaram o navio com o auxílio de helicópteros e pelo menos uma embarcação da Guarda Costeira ao sul da Islândia, após ele conseguir fugir da fiscalização nas últimas semanas. Na nota, os EUA afirmam ter “apreendido” a embarcação durante a operação militar sensível.

“A embarcação foi apreendida no Atlântico Norte em cumprimento a um mandado expedido por um tribunal federal dos EUA”, informou o Comando Europeu das Forças Armadas dos EUA nas redes sociais.

Um oficial familiarizado com o assunto disse ao The New York Times que não houve resistência da tripulação durante a abordagem.

A Rússia chegou a enviar pelo menos um navio de guerra para interceptá-lo e escoltá-lo de volta ao país, segundo um oficial americano informado sobre a operação, no entanto no momento da ação americana não havia embarcações de Moscou nas proximidades do petroleiro, evitando assim a possibilidade de um confronto direto entre as forças americanas e russas, concluíram dois oficiais americanos que falaram sob condição de anonimato ao Times.

Dados de rastreamento de voos e detalhes abertos por dois oficiais americanos ao The Wall Street Journal revelam que os EUA mobilizaram aeronaves P-8 Poseidon, conhecidas por sua capacidade de caçar submarinos, e aviões de ataque AC-130J para auxiliar na operação de abordagem.

Operação simultânea resultou em outra apreensão no Caribe

O Comando Sul dos EUA anunciou quase simultaneamente que apreendeu um navio-tanque, chamado Sophia, no Caribe.

Segundo as informações preliminares divulgadas nesta quarta-feira, a embarcação estava envolvida com atividades ilícitas em águas internacionais e foi escoltada de volta aos EUA.

A Secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, divulgou imagens da abordagem, que aconteceu antes do amanhecer. “Os criminosos do mundo estão avisados. Vocês podem correr, mas não podem se esconder”, escreveu.

Ela acrescentou que a Guarda Costeira realizou as abordagens em coordenação com os departamentos de Defesa, Justiça e Estado dos EUA.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile