Início Mundo EUA enviam novo navio lançador de mísseis ao Caribe

EUA enviam novo navio lançador de mísseis ao Caribe

Os Estados Unidos enviaram um novo navio lançador de mísseis para o mar do Caribe, ampliando a presença militar na região em meio ao aumento das tensões com a Venezuela. O cruzador deixou a base naval de Norfolk, no estado da Virgínia, e se juntou a outra embarcação do mesmo tipo já posicionada próximo à costa venezuelana, segundo reportagens do The Washington Post e do portal especializado The War Zone, que citaram fontes da Marinha americana.

Com o reforço, o comando militar dos EUA passa a contar com seis contratorpedeiros, três navios anfíbios e um submarino no Caribe – um total de 13 meios navais, o maior agrupamento desde a primeira Guerra do Golfo (1990–1991), conforme um estudo do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS).

O coronel da reserva da Marinha americana Mark Cancian, pesquisador do CSIS, disse à agência EFE que “este é o maior destacamento naval na América Latina em pelo menos 25 anos, talvez até nos últimos 40 anos”.

A expectativa é que nos próximos dias o porta-aviões USS Gerald Ford, o mais moderno e importante da frota norte-americana, também chegue à região, reforçando o poder de dissuasão dos Estados Unidos no Caribe.

A nova mobilização acontece no mesmo período em que veículos como o Miami Herald e o Wall Street Journal noticiaram que os EUA estariam prontos para atacar instalações militares na Venezuela. Ao ser questionado sobre o assunto a bordo do Air Force One, o presidente Donald Trump negou os relatos. “Não, não é verdade”, respondeu.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile