O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou impedir a inauguração da Ponte Gordie Howe, que ligará Ontário a Michigan, em meio à escalada das tensões com o Canadá sobre questões econômicas e comerciais.
“Não permitirei que esta ponte seja inaugurada até que os EUA recebam a compensação integral por tudo o que lhes demos e, além disso, até que o Canadá trate os EUA com a justiça e o respeito que merecemos”, escreveu o presidente em sua conta na Truth Social nesta segunda-feira, ocasião na qual também anunciou o início “imediato” de negociações entre os dois países.
A Ponte Gordie Howe, cuja construção ultrapassa US$ 4 bilhões, segundo o Departamento de Transportes, terá 2,4 quilômetros de extensão e está destinada a se tornar a ponte estaiada mais longa da América do Norte, além de uma peça fundamental da infraestrutura para o comércio entre os dois países.
As declarações de Trump surgem após ele ter ameaçado impor novas tarifas ao Canadá, o segundo maior parceiro comercial dos EUA, na sequência da recente reaproximação de Ottawa com Pequim, incluindo um acordo que permitirá a entrada de até 49.000 veículos elétricos chineses no mercado canadense anualmente e a redução das tarifas sobre as exportações agrícolas canadenses para a China.
A relação entre Trump e o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, está tensa há vários meses, marcada por divergências comerciais e políticas tarifárias.
Apesar de recentes encontros bilaterais, Trump criticou duramente as medidas do Canadá em relação à China e outras decisões econômicas, enquanto Carney defendeu a autonomia comercial de seu país e buscou equilibrar as relações com os EUA e parceiros globais, refletindo um contexto diplomático delicado que complica ainda mais a reabertura das relações.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431
