Início Economia CNJ dá 48 horas para Judiciário do Rio explicar atuação em megaoperação...

CNJ dá 48 horas para Judiciário do Rio explicar atuação em megaoperação | Brasil

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instaurou nesta sexta-feira (31) um procedimento para apurar a atuação de magistrados e de tribunais na megaoperação realizada no Rio de Janeiro, na terça (28). O CNJ deu 48 horas para que Cortes e juízes prestem informações.

O despacho é assinado pelo corregedor nacional de Justiça, Mauro Campbell. “Tais providências visam identificar eventuais falhas estruturais e promover as correlações necessárias para o estabelecimento da normalidade institucional”, afirma.

“A situação atual exige, dessa forma, uma atuação coordenada e imediata, de modo a garantir a observância dos deveres funcionais e a preservação da integridade das instituições judiciais”, prossegue Campbell.

Deverão prestar informações o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), a Vara de Execuções Penais do TJ-RJ e os juízes Marcel Laguna Duque Estrada e Rafael Estrela Nóbrega.

“Considerando os recentes acontecimentos, notadamente no que se refere ao agravamento da crise institucional que afeta diretamente o regular funcionamento do sistema de Justiça local, impõe-se à Corregedoria Nacional de Justiça se situar diante desse cenário”, conclui.

O procedimento tramitará em segredo de Justiça. Campbell não diz se foram relatadas diretamente ao Conselho práticas com indícios de irregulares cometidas magistrados.

Sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília — Foto: Davi Vittorazzi/Valor

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile