O candidato de direita Nasry “Tito” Asfura, apoiado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, caiu para o segundo lugar nesta terça-feira (2) depois que o órgão eleitoral de Honduras retomou a divulgação dos votos da disputa presidencial. A “virada” ocorreu após uma paralisação prolongada no sistema de apuração do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) por causa de uma “falha técnica”.
Segundo dados do CNE, com 66,71% das urnas contabilizadas, o candidato Salvador Nasralla, do Partido Liberal, de centro-esquerda, assumiu a liderança com 847.403 votos (40,13%), superando Asfura, do Partido Nacional, que aparece com 838.368 votos (39,70%). A governista Rixi Moncada, do Partido Livre, de esquerda, segue em terceiro, com 19,11% da votação.
De acordo com o comunicado do CNE, o atraso na atualização dos votos ocorreu porque a empresa responsável pelo sistema de contabilização eletrônica, a ASD SAS, informou que parte dos dados enviados pelas mesas receptoras “ainda não havia sido processada”. Depois de quase 36 horas de interrupção, a apuração foi restaurada com divulgação contínua para a imprensa.
O presidente Trump declarou apoio público a Asfura poucos dias antes do pleito e promteu “muito apoio” a Honduras em caso de vitória do candidato do Partido Nacional. Trump também advertiu que haveria “consequências graves” se ocorressem alterações indevidas nos resultados em meio à interrupção.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431
