Início Brasil Caiado diz que Lula não ganha a eleição de 2026 no 2º...

Caiado diz que Lula não ganha a eleição de 2026 no 2º turno

O governador goiano e pré-candidato à presidência da República em 2026 pelo União Brasil, Ronaldo Caiado (União-GO), avalia que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não ganhará a próxima eleição se for para o segundo turno. A avaliação contraria a mais recente pesquisa da Quaest, que apontou a liderança do petista em todos os cenários apurados – embora nomes da família Bolsonaro tenham crescido no levantamento.

Para Caiado, Lula poderia ganhar a eleição se tivesse apenas um candidato da oposição no primeiro turno. No entanto, a pulverização de nomes pode ser benéfica para levar a disputa para o segundo e, neste caso, o petista não seria eleito.

“Há hoje uma pulverização na direita que querem colocar como sinal de fragilidade, mas, com quatro, cinco pré-candidatos compondo a nossa área, dá segundo turno em todas as simulações de pesquisas. E o Lula não ganha uma eleição no segundo turno”, disse o governador goiano em entrevista à revista Veja publicada nesta sexta (17).

  • Ex-presidente da Câmara diz que candidato apoiador de pautas de Bolsonaro “não será presidente”

Ronaldo Caiado aparece na pesquisa Quaest com 31% das intenções de voto contra 46% de Lula em segundo turno. Já em primeiro turno, o governador goiano não passa de 10% das intenções de voto em todos os cenários de primeiro turno. No entanto, Caiado diz que isso não é um problema neste momento.

“A quase doze meses da votação, você vai lançar um candidato só? Nenhum de nós tem nome nacional. E se tivermos um candidato único, ele vai ser submetido à ação da máquina do governo de perseguir, de retaliar”, pontuou.

A esquerda, por outro lado, diz, só tem um nome forte para a disputa, afastando a chance de também tentar pulverizar votos.

  • Convenção do MDB decidirá se segue com Lula ou apoiará Tarcísio; ala quer candidato próprio

  • Lula reconhece que esquerda não sabe dialogar com os evangélicos

O governador goiano conta com números de rejeição a Lula para avaliar como o petista pode vir a perder a eleição. O custo de vida, de acordo com ele, é o principal motivo.

“A última Quaest tem dados claros: 56% da população diz que Lula não merece a reeleição, e 63% afirmam que a vida não está boa. Tudo o que ele prometeu não aconteceu. Não tem cerveja com picanha. Os juros estão altos, e está cada vez mais difícil comprar a cesta básica. Portanto, Lula será derrotado”, completou.

Ronaldo Caiado ainda reforçou as críticas ao presidente do PP, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), por não citá-lo como uma chance viável para as eleições de 2026 – tem citado apenas o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), de São Paulo, e o paranaense Ratinho Jr. (PSD-PR) – e à própria federação formada com o União Brasil. Para ele, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não a homologou, o que afasta qualquer chance de Ciro falar pela legenda.

O governador goiano reafirmou que é o pré-candidato do partido e que vem conversando com o Solidariedade e o Podemos, que “é algo que você precisa fazer em qualquer eleição majoritária”.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile