InícioBrasilBolsonaro e Magnitsky foram temas na reunião entre Lula e Trump

Bolsonaro e Magnitsky foram temas na reunião entre Lula e Trump

Publicado em

SIGA NOSSAS REDES SOCIAS

spot_img

A reunião bilateral entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrida neste domingo (26), em Kuala Lumpur, na Malásia, tinha um principal objetivo para a chancelaria brasileira: fazer com que o governo americano recuasse das tarifas alfandegárias de 50% impostas sobre produtos nacionais.

Mas, para além desse assunto, de acordo com o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Rosa, um dos presentes na reunião, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro condenado por liderar uma suposta trama golpista e aliado de Trump enquanto mandatário do Brasil, também foi pauta do encontro na Ásia.

“A questão do Bolsonaro apareceu, inclusive antes na entrevista, em que [Trump] foi perguntado, mas muito lateralmente”, disse o secretário.

Essa informação também foi corroborada por jornais de grande circulação no Brasil, como O GLOBO, Folha de São Paulo e Estadão.

Segundo o GLOBO, auxiliares do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmaram que, na reunião, Lula teria dito não haver assunto proibido mas destacou que o processo de Jair Bolsonaro seguiu o devido processo legal.

Não obstante, a Folha, citando “membros do governo”, destacou que o nome do ex-presidente surgiu pelo próprio Lula, que teria deixado claro que nada poderia influenciar as decisões do Judiciário brasileiro, o que teria sido acolhido por Trump.

Ao G1, Mácio Rosa também disse que a Lei Magnitsky, sanção econômica imposta pela Casa Branca ao ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), também foi citada no encontro e tratada como “injusta” pelo petista.

“Mas também o [que o] presidente Lula utilizou com o exemplo é a injustiça da aplicação da Lei Magnitsky em relação a algumas autoridades, como do Supremo Tribunal Federal (STF), o quão injusta é essa medida em relação a esses ministros porque respeitou-se o devido processo legal e não há nenhuma perseguição política ou jurídica”, afirmou o secretário ao G1.

Assunto foi desconversado em frente aos jornalistas

Antes de as portas serem fechadas, os jornalistas presentes puderam fazer perguntas aos presidentes e quando Trump foi questionado sobre a situação de Bolsonaro, o republicano respondeu que “sempre gostou dele” e que se entristeceu com a condenação por tentativa de golpe de Estado.

Em um outro momento, quando um dos repórteres insistiu em saber se o ex-presidente brasileiro seria tema da reunião, Trump retrucou: “Não é da sua conta”.

“Eu sempre gostei dele, fiquei muito mal com o que aconteceu com ele. Sempre achei que ele era um cara honesto, mas ele já passou por muita coisa”, disse o chefe da Casa Branca em Kuala Lumpur.

Na carta enviada por Trump em que anunciou o tarifaço de 50%, em julho, o chefe da Casa Branca condenou a postura do STF contra Bolsonaro e alegou uma relação comercial injusta mantida entre os países.

“Eu conheci e lidei com o ex-presidente Jair Bolsonaro e o respeitava profundamente. A forma como o Brasil tratou o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional. Este julgamento não deveria estar acontecendo. É uma caça às bruxas que deve terminar IMEDIATAMENTE!”, afirmou Trump.

O presidente dos Estados Unidos também mencionou na carta ataques “insidiosos” do Brasil às eleições livres e aos direitos fundamentais de liberdade de expressão dos americanos, mencionando diretamente o STF, que, segundo ele, “emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS a plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com milhões de dólares em multas e expulsão do mercado brasileiro de mídia social”.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Artigos mais recentes

Advogado de Trump ironiza fala de Lula sobre Bolsonaro

O advogado do presidente americano Donald Trump, Martin de Luca, fez diversas ironias sobre...

Lula se ofereceu como mediador entre EUA e Venezuela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se ofereceu neste domingo (26) para...

UE avalia meta climática mais flexível em busca de acordo | Mundo

Os países da União Europeia estão negociando propostas para dar às indústrias...

Aliados celebram encontro de Lula com Trump na Malásia

Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebraram a reunião do mandatário brasileiro...

MAIS NOTÍCAS

Advogado de Trump ironiza fala de Lula sobre Bolsonaro

O advogado do presidente americano Donald Trump, Martin de Luca, fez diversas ironias sobre...

Lula se ofereceu como mediador entre EUA e Venezuela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se ofereceu neste domingo (26) para...

UE avalia meta climática mais flexível em busca de acordo | Mundo

Os países da União Europeia estão negociando propostas para dar às indústrias...