Início Economia Bolsonaro deixa hospital e volta a cumprir prisão na PF | Política

Bolsonaro deixa hospital e volta a cumprir prisão na PF | Política

O ex-presidente Jair Bolsonaro deixou o hospital, nesta quinta-feira (1), em Brasília, após passar por cirurgia de hérnia e por procedimentos para controle de soluços. Com a liberação médica, ele retorna à Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal para dar continuidade ao cumprimento da pena em regime fechado.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro esteve hoje na unidade de saúde para visitar o marido e acompanhar o processo de recebimento de alta hospitalar.

Além dela, cerca de dez apoiadores de Bolsonaro estiveram no local. O comboio do ex-presidente foi acompanhado por batedores da Polícia Militar do DF.

O retorno de Bolsonaro à PF ocorre após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negar o pedido da defesa do ex-presidente para a concessão de prisão domiciliar humanitária.

Os advogados de Bolsonaro anexaram laudos médicos para sustentar que ele não teria “condições clínicas” de voltar à PF em Brasília, onde cumpre a pena de 27 anos e três meses de prisão. Ele foi condenado por liderar uma organização criminosa para dar um golpe de Estado.

Na decisão, Moraes justificou que a defesa não apresentou fatos novos capazes de afastar os fundamentos que já haviam levado ao indeferimento do pedido de prisão domiciliar humanitária, em 19 de dezembro. Segundo o ministro, permanece a “total ausência dos requisitos legais” para a concessão do benefício, além dos “reiterados descumprimentos das medidas cautelares diversas da prisão e de atos concretos visando a fuga, inclusive com dolosa destruição da tornozeleira eletrônica”.

O magistrado ressaltou ainda que não houve agravamento do estado de saúde do ex-presidente. Ao contrário, os laudos juntados pelos próprios médicos de Bolsonaro indicam melhora do quadro clínico após a realização de cirurgias eletivas, disse o ministro.

Moraes também destacou que todas as prescrições médicas podem ser cumpridas integralmente na Superintendência da Polícia Federal, onde há plantão médico 24 horas, acesso aos médicos particulares, autorização para fisioterapia, fornecimento de medicamentos e entrega de alimentação preparada por familiares.

O ex-presidente estava internado no Hospital DF Star, em Brasília, desde o dia 24 de dezembro, quando foi hospitalizado para fazer uma cirurgia para tratamento de hérnia. Além disso, ele também passou por intervenções para controlar a crise persistente de soluções. Na terça-feira, Bolsonaro passou por um procedimento para tentar conter essa crise. A intervenção foi um “reforço” no bloqueio do nervo frênico esquerdo, que havia sido anestesiado no dia anterior. Ontem, foi realizada uma endoscopia digestiva e ele apresenta quadro estável.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile