O Ministério das Relações Exteriores da Argentina anunciou nesta sexta-feira (9) que a assinatura do acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul deve acontecer no dia 17 de janeiro.
A informação foi divulgada pelo chefe da pasta, Pablo Quirno. De acordo com o representante do governo de Javier Milei, o documento será formalizado entre as partes no Paraguai após o aval do Conselho Europeu nesta tarde.
“Após mais de 30 anos de negociações, assinaremos um acordo histórico e o mais ambicioso entre os dois blocos no dia 17 de janeiro, no Paraguai”, escreveu Quirno em suas redes sociais nesta sexta-feira.
O representante da gestão Milei comemorou a aprovação do tratado pelos países europeus, destacando as oportunidades para os países sul-americanos. “A Argentina e os países do Mercosul terão acesso preferencial à UE, a terceira maior economia do mundo, um mercado com milhões de pessoas, representando aproximadamente 15% do PIB global”, disse ele, acrescentando no final da publicação que a medida tornará a Argentina mais “próspera”.
O presidente Javier Milei republicou a mensagem de seu ministro das Relações Exteriores, classificando a votação histórica da União Europeia como mais uma “boa notícia”.
O Conselho da União Europeia (UE) aprovou oficialmente na tarde desta sexta-feira (9), por maioria de votos, o acordo de associação com o Mercosul. O bloco será representado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na assinatura do tratado.
O avanço do tratado comercial abre caminho para a criação da maior zona de livre comércio do mundo, formada por mais de 720 milhões de consumidores.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431
