A Apple conversou com fornecedores sobre a possibilidade de construir uma linha de produção de testes para um iPhone dobrável em Taiwan, visando a produção em massa na Índia a partir de 2026, apurou o “Nikkei Asia”.
Fontes afirmam que a gigante da tecnologia americana tem como meta um aumento de 10% nas remessas totais de telefones em 2026 e acredita que a introdução de um modelo dobrável ajudaria a atingir essa meta.
O plano, se concretizado, também ajudaria a Apple a acelerar a transferência do desenvolvimento de novos produtos da China, um desejo de Washington.
A ideia por trás das discussões é aproveitar os recursos de engenharia e o ecossistema dos fornecedores da Apple em Taiwan para construir uma mini linha piloto que verificaria o equipamento e ajustaria os parâmetros e as etapas de fabricação de um iPhone dobrável, disseram três pessoas familiarizadas com as negociações. Assim que todas essas etapas forem definidas, o processo será replicado na Índia para a produção em massa dos telefones.
Essa abordagem encurtaria a curva de aprendizado para a Apple finalmente produzir uma versão dobrável de seu icônico dispositivo e ajudaria a garantir um lançamento tranquilo da produção na Índia, disseram as fontes.
Fornecedores da Apple estão de olho em um terreno em uma cidade do norte de Taiwan para a linha piloto, disseram duas das fontes, mas acrescentaram que o plano ainda não foi finalizado e está sujeito a alterações. Elas também apontaram os desafios existentes em Taiwan, como os recursos limitados de terra e mão de obra da ilha para a produção do iPhone, mesmo para uma linha piloto, que precisaria de cerca de mil trabalhadores, disseram.
A Apple informou a vários fornecedores que espera que o lançamento de um modelo dobrável impulsione a demanda por iPhones em geral, incluindo os não dobráveis, disseram duas pessoas ao “Nikkei Asia”. Garantir que a produção do novo formato ocorra sem problemas parece cada vez mais crucial para que a Apple alcance suas ambições no próximo ano.
Fontes disseram que, preliminarmente, a Apple pretende produzir cerca de 95 milhões de iPhones em sua próxima linha, prevista para 2026, o maior número em anos e um crescimento de mais de 10% em relação a 2025. Isso elevaria o volume total de produção de todos os modelos no próximo ano para mais de 240 milhões de telefones.
Para a recém-lançada série iPhone 17, a Apple apresentou uma projeção inicial de produção de 85 milhões de telefones para este ano e um total de cerca de 220 milhões para todos os iPhones em 2025, disseram as fontes. O volume real de produção da nova linha de iPhone deste ano está sujeito a ajustes dependendo das reações do mercado.
“Às vezes, a Apple fornece uma projeção muito maior para compensar alguns desafios no fornecimento de componentes eletrônicos ou possíveis problemas de qualidade de produção ao desenvolver uma nova categoria de produtos. Mas esperamos que pelo menos 5% de crescimento geral a partir deste ano seja alcançável”, disse uma das fontes.
A potencial estratégia de produção da Apple entre Taiwan e Índia visa mitigar os riscos e obstáculos logísticos decorrentes das disputas comerciais entre os Estados Unidos e a China, bem como entre a China e a Índia.
A Apple não respondeu ao pedido de comentários do “Nikkei Asia”.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431