Início Economia Apesar de decisão sobre Mais Médicos, EUA concedem visto a Padilha para...

Apesar de decisão sobre Mais Médicos, EUA concedem visto a Padilha para participar da assembleia da ONU | Brasil

O governo dos Estados Unidos concedeu visto para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entrar no país e participar de eventos internacionais, dentre eles, a Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York, a partir do dia 23 de setembro. De acordo com pessoas ao redor do titular da pasta, mesmo com a autorização, ainda não está certo se Padilha irá para os Estados Unidos.

A decisão americana ocorre apesar de os Estados Unidos terem anunciado em agosto o cancelamento de vistos americanos de gestores públicos responsáveis pelo Mais Médico e de familiares de Padilha. Na ocasião, a esposa e a filha do ministro foram informadas, por e-mail, que o Consulado Geral do país em São Paulo optou por revogar os documentos que poderiam permitir a entrada das duas em território americano.

A medida tem como pano de fundo a decisão do governo de Donald Trump de impor restrições de visto a autoridades brasileiras por causa da participação de profissionais cubanos no programa Mais Médicos, instituído em 2013 pelo governo Dilma Rousseff.

Nesta semana, em meio à expectativa sobre a emissão do documento, o ministro da Saúde minimizou a possibilidade de seu visto não ser emitido. “Vocês estão mais preocupados com o visto do que eu. ‘Tô nem aí’”, disse Padilha em coletiva de imprensa na terça-feira (16).

Na ocasião, o titular da pasta disse que fica preocupado com a emissão do documento apenas quem quer ir aos Estados Unidos, o que, segundo ele, não é seu caso. “Só fica preocupado com isso quem quer sair do Brasil, quem quer ir para fazer lobby de traição da pátria, como alguns estão fazendo. Não é meu interesse, estou nem aí em relação a isso”, rebateu.

Em sua justificativa, Padilha disse que seu foco, no momento, é concluir a tramitação da Medida Provisória (MP) que prevê a criação do programa Agora tem Especialistas. “Minha dedicação é acompanhar a votação no Congresso. Estamos trabalhando para votar nesta semana no plenário da Câmara, votaria no plenário do Senado na outra semana. Por enquanto, estou dedicado a isso”, afirmou no começo da semana.

Na segunda-feira (15), o Ministério das Relações Exteriores do Brasil admitiu que ainda estão “em vias de processamento” os vistos de parte da delegação brasileira que irá acompanhar Lula na Assembleia-Geral da ONU. Apesar da situação indefinida a apenas uma semana do início do evento, o Itamaraty diz acreditar que o governo dos Estados Unidos não irá barrar ministros ou autoridades brasileiras de entrarem em território americano.

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha — Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?
Sair da versão mobile