A Alphabet, controladora do Google, anunciou planos para investir US$ 40 bilhões em três novos centros de dados no Estado do Texas, fortalecendo sua presença na região. De acordo com comunicado divulgado nesta sexta-feira (14), o investimento será concluído até 2027.
Um dos centros será construído no Condado de Armstrong, localizado na região do Panhandle do Texas, enquanto os outros dois ficarão no Condado de Haskell, no oeste do Estado, próximo a Abilene. Um desses centros em Haskell será integrado a uma nova usina de energia solar com sistema de armazenamento por baterias, projetada para minimizar o impacto na rede elétrica.
“Esse investimento vai gerar milhares de empregos, oferecer treinamento profissional para estudantes universitários e aprendizes de eletricista e acelerar iniciativas de acessibilidade energética em todo o Texas”, disse Sundar Pichai, diretor-presidente da Alphabet, durante um evento próximo a Dallas.
O Texas se tornou um polo de atração para “data centers”, à medida que as empresas buscam energia relativamente barata, vastas extensões de terra e um Estado ansioso para abrigar a infraestrutura que impulsiona o boom da inteligência artificial (IA).
Ao apresentar seus planos mais recentes, o Google enfatizou seu compromisso em “integrar novas fontes de energia à rede, arcar com os custos associados às suas operações e apoiar iniciativas comunitárias de eficiência energética”.
A empresa também afirmou que um programa de treinamento na área de energia elétrica aumentará o número de aprendizes no Texas com financiamento do Fundo de Oportunidades de IA do Google.org.
“O Texas será a peça central dos ‘data centers’ de IA do Google”, disse o governador Greg Abbott no evento com Pichai. “Eles podem vir para cá e operar aqui sabendo que o Texas acompanha o ritmo dos negócios.”
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

