O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reafirmou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a expectativa que o acordo entre Mercosul e União Europeia seja assinado em 20 de dezembro no Rio de Janeiro. Segundo ele, o encontro bilateral entre ambos foi excelente.
“A presidente da Comissão Europeia reafirmou sua crença e firme esperança de que acordo seja assinado no final do ano, em 20 de dezembro, no Rio de Janeiro”, afirmou o ministro a jornalistas na noite desta quarta-feira (5) em Belém.
Durante o dia de hoje, Lula concentrou suas agendas em encontros bilaterais, antes do início da Cúpula de Líderes no âmbito da COP30, que começa amanhã (6). Segundo Vieira, o foco das reuniões foi a mudança do clima, além de assuntos bilaterais.
Mais cedo, Lula se encontrou com o presidente da Finlândia, Alexander Stubb, país que também integra o bloco comercial. Na conversa com Stubb, Lula recebeu sinalização de que a Finlândia apoia a assinatura do acordo comercial já no mês que vem, como deseja o governo brasileiro.
Em negociação desde 1999, o acordo foi enfim anunciado no fim de 2024, mas, para garantir sua efetivação, são necessárias outras etapas que estão pendentes. Em uma delas, o tratado precisa ser aprovado por 65% do Conselho Europeu, órgão que reúne os chefes de Estado — sendo que esses 65% precisam representar 55% da população da União Europeia.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

