O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi transferido nesta quinta-feira (15) para uma cela no 19.º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a Papudinha. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), destacou que o ex-mandatário está em uma Sala de Estado-Maior exclusiva, com “condições ainda mais favoráveis” e “total isolamento em relação aos demais presos” do Complexo da Papuda.
Na decisão, Moraes incluiu uma série de imagens das instalações da Papudinha. A unidade possui uma área total de 64,83 m², sendo 54,76 m² cobertos e 10,07 m² externos. Veja abaixo fotos e vídeos de como é o local onde Bolsonaro está preso e como era a cela na Superintência da Polícia Federal, em Brasília.
As acomodações incluem cozinha com possibilidade de preparo e armazenamento de alimentos, banheiro com chuveiro com água quente, geladeira, armários, cama de casal e TV.
São oferecidas 5 refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia) pela unidade custodiante. Além disso, Moraes manteve o protocolo de entrega diária de comida caseira.
“O réu tem possibilidade de realizar o banho de sol em um espaço externo, com total privacidade e horário livre. O local ainda comporta a instalação de equipamentos de ginástica, tais como esteira e bicicleta”, diz a decisão.
STF divulgou vídeo das instalações em que Bolsonaro está na Papudinha
Como era a Sala de Estado-Maior de Bolsonaro na PF
Bolsonaro estava preso em uma cela de cerca de 12 metros quadrados que tem uma cama de solteiro, armários, mesa de apoio, frigobar, ar-condicionado, janela, e banheiro privativo. Um vídeo divulgado após a prisão do ex-presidente mostra que a Sala de Estado-Maior tem uma televisão instalada. Veja abaixo:
Bolsonaro terá equipe médica 24h e visitas ampliadas na Papudinha
Moraes afirmou que a transferência visa acomodar melhor as necessidades de saúde de Bolsonaro, que sofreu uma queda na madrugada de 6 de janeiro de 2026, resultando em um leve traumatismo craniano sem sequelas graves, segundo exames realizados no Hospital DF Star. O ex-presidente também terá acesso:
- Manutenção do protocolo de entrega diária de comida caseira, além das cinco refeições oferecidas pela unidade;
- Atendimento médico integral (24h) por equipe do sistema penitenciário e livre acesso a médicos particulares e sessões de fisioterapia;
- O deslocamento imediato para os hospitais em caso de urgência, devendo a defesa comunicar nos autos no prazo máximo de 24 (vinte quatro) horas da ocorrência;
- Autorização para a instalação de equipamentos como esteira e bicicleta ergométrica para uso do ex-presidente;
- Banho de sol “com total privacidade e sem controle de horário”;
- Bolsonaro poderá participar do programa de remição de pena pela leitura, conforme previsto na Resolução CNJ nº 391/2021;
- Foram autorizadas visitas semanais do Bispo Robson Rodovalho e do Pastor Thiago Manzoni;
- O horário de visitas foi ampliado e pode comportar visitas simultâneas: quartas e quintas-feiras, nos horários de 8h às 10h; 11 às 13h; ou 14h às 16h.
O posto de saúde da Papuda conta com dois médicos clínicos, três enfermeiros, dois dentistas, um assistente social, dois psicólogos, um fisioterapeuta, três técnicos de enfermagem, um psiquiatra e um farmacêutico.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431
