Início Economia Varejo de SP terá menos vagas abertas no fim de ano do...

Varejo de SP terá menos vagas abertas no fim de ano do que em 2024, estima FecomercioSP | Brasil

O setor varejista de São Paulo vai abrir cerca de 15 mil novos postos de trabalho entre outubro e dezembro para o período de vendas de fim de ano, de acordo com estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Contudo, o número será menor do que os 20 mil que foram abertos no mesmo período do ano passado.

Segundo ainda os cálculos da entidade, embora o número de vagas deva crescer entre 2% e 3% na comparação ao último trimestre de 2024, as demissões vão se elevar entre 4% e 5%, acima da média do ano passado.

O saldo menor de vagas, conforme aponta a FecomercioSP, será resultado da substituição de mão de obra, algo que a entidade já afirma ser um fator estrutural no mercado brasileiro. Além disso, também será reflexo das expectativas mais baixas do varejo para 2026.

“A dinâmica é espelho da própria economia do país, neste momento. Uma expansão mais lenta, sustentada pelo consumo e pelo mercado de trabalho, mas com juros altos, crédito restrito e atividade já com indícios de desaceleração”, afirma a FecomercioSP em nota.

Vendedor de chinelos arruma mostruário em loja — Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile