InícioEconomiaUm ano após a queda de Bashar al-Assad, Síria busca estabilidade e...

Um ano após a queda de Bashar al-Assad, Síria busca estabilidade e unidade | Mundo

Publicado em

SIGA NOSSAS REDES SOCIAS

spot_img

Os sírios celebram nesta segunda-feira (8) o primeiro aniversário da queda de Bashar al-Assad e de seu regime autoritário, enquanto o país fragmentado tenta recuperar alguma estabilidade após anos de guerra.

Estão previstas celebrações oficiais na Praça Omíada, no centro de Damasco — já tomada por manifestações festivas nos dias que antecedem 8 de dezembro e em outras regiões do país.

Assad fugiu para a Rússia há um ano, quando forças rebeldes lideradas por Ahmed al-Sharaa, hoje presidente da Síria, tomaram Damasco, encerrando seu governo mais de 13 anos após o início do conflito, desencadeado por uma revolta popular.

As comemorações já ocorrem há vários dias em algumas áreas. Na sexta-feira (5), milhares de pessoas encheram as ruas de Hama, agitando a nova bandeira síria para celebrar a captura da cidade pelos insurgentes liderados pelo grupo islâmico Hayat Tahrir al-Sham, de Sharaa, durante a rápida ofensiva rumo à capital.

Sírios em todo o país estão sendo incentivados a se reunir em demonstrações de unidade nacional.

No nordeste, a administração curda enviou felicitações pela data, mas proibiu eventos públicos por motivos de segurança, citando o aumento da atividade de “células terroristas” que, segundo afirmou, poderiam explorar a ocasião.

Em um discurso no fim de novembro, marcando o primeiro aniversário da campanha vitoriosa dos rebeldes, Sharaa — ex-comandante da Al-Qaeda — conclamou a população a ocupar as praças em sinal de alegria e união nacional.

Desde que assumiu o poder, Sharaa promoveu mudanças profundas, redefinindo a política externa síria ao estreitar laços com os Estados Unidos e obter o apoio de países árabes do Golfo, ao mesmo tempo em que se afastava dos antigos aliados de Assad, Irã e Rússia. A maior parte das sanções ocidentais que paralisavam a economia foi suspensa.

Ele prometeu substituir o aparato repressivo do Estado policial herdado de Assad por uma ordem mais inclusiva e justa.

Apesar disso, surtos de violência sectária deixaram centenas de mortos, provocaram novos deslocamentos e alimentaram a desconfiança de minorias em relação ao governo de Sharaa, que ainda busca restabelecer a autoridade de Damasco sobre todo o território sírio.

Enquanto isso, a administração curda tenta preservar sua autonomia regional, e no sul alguns grupos drusos — seguidores de uma seita minoritária do Islã — pedem independência.

Em um fórum no Catar, no fim de semana, Sharaa afirmou que “a Síria está vivendo seus melhores momentos”, apesar dos episódios de violência, e prometeu responsabilizar os culpados. Disse ainda que seu governo de transição permanecerá por mais quatro anos, período em que pretende estabelecer novas instituições, leis e uma constituição a ser submetida a referendo antes da realização de eleições.

A família Assad, pertencente à minoria alauíta, governou a Síria por 54 anos. A guerra iniciada em 2011 matou centenas de milhares de pessoas e deslocou milhões, levando cerca de 5 milhões de sírios a buscar refúgio em países vizinhos.

Na semana passada, durante a conferência Reuters Next, o presidente do banco central afirmou que o retorno de aproximadamente 1,5 milhão de refugiados tem ajudado a impulsionar a economia.

Segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, as necessidades humanitárias continuam graves: cerca de 16,5 milhões de pessoas precisarão de assistência em 2025.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Artigos mais recentes

CNE anuncia nova contagem de voto nas eleições de Honduras

A conselheira presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Ana Paola Hall, anunciou neste domingo...

Defesa de Filipe Martins pede que Fux participe de julgamento

A defesa do ex-assessor para assuntos internacionais da Presidência da República durante o governo...

Agenda do dia: Relatório Focus é destaque | Finanças

À espera das decisões de política monetária no Brasil e nos Estados...

POLÍCIA MILITAR ESTOURA DESMANCHE DE VEÍCULOS NO PARQUE ARARUAMA, EM SÃO JOÃO DE MERITI

Polícia Militar estoura desmanche no Parque Araruama, em São João de Meriti. Dois presos, veículos roubados apreendidos e imagens da operação no Instagram.

MAIS NOTÍCAS

CNE anuncia nova contagem de voto nas eleições de Honduras

A conselheira presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Ana Paola Hall, anunciou neste domingo...

Defesa de Filipe Martins pede que Fux participe de julgamento

A defesa do ex-assessor para assuntos internacionais da Presidência da República durante o governo...

Agenda do dia: Relatório Focus é destaque | Finanças

À espera das decisões de política monetária no Brasil e nos Estados...