Os países da União Europeia estão negociando propostas para dar às indústrias um caminho mais flexível para atingir as metas climáticas, aponta um documento preliminar.
A UE negocia uma meta para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 90% até 2040. O bloco corre para aprovar a meta antes que os líderes mundiais se reúnam para a cúpula climática COP30 da ONU em 6 de novembro, em Belém, no Pará.
No entanto, até agora, meses de negociações não resultaram em um acordo. Alguns governos recuaram em relação às medidas e levantaram preocupações sobre como financiar a transição de baixo carbono juntamente com prioridades como defesa e revitalização de indústrias.
Um rascunho da proposta de compromisso da UE, visto pela Reuters, mostrou que os países elaboraram planos que permitiriam ao bloco revisar a meta de 2040 a cada dois anos, o que poderia permitir que Bruxelas enfraquecesse a meta no futuro.
O esboço também fixaria em lei um compromisso de que, se as florestas absorverem menos emissões de CO2 do que o esperado, ou se as tecnologias para remover o CO2 da atmosfera se desenvolverem mais lentamente do que o planejado, outros setores não serão forçados a reduzir as emissões mais rapidamente para atingir a meta de 2040.
“Possíveis deficiências em um setor não devem ocorrer às custas de outros setores”, diz a minuta, datada de 25 de outubro.
O novo compromisso reflete as exigências feitas pelos líderes governamentais da UE em uma cúpula na semana passada, onde debateram as “condições favoráveis” necessárias para atingir as metas verdes e, ao mesmo tempo, evitar contas de energia mais altas para os cidadãos e apoiar as empresas contra as importações baratas da China e as tarifas comerciais dos Estados Unidos.
Os embaixadores dos países da UE negociarão a proposta na próxima semana, antes que seus ministros do Clima tentem aprovar a meta em 4 de novembro.
Um porta-voz da Dinamarca, que detém a presidência rotativa da UE e redigiu o documento, não quis comentar.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431
