O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reuniu-se nesta terça-feira (23) em Nova York com o presidente da Argentina, Javier Milei, durante a Assembleia Geral da ONU. No encontro, Trump chamou Milei de “excelente líder” e declarou apoio total ao seu governo e à sua reeleição.
“Nós o apoiamos 100%. Ele fez um trabalho fantástico”, disse o chefe da Casa Branca.
Poucas horas antes do encontro, Trump já havia publicado em sua rede Truth Social uma mensagem exaltando o argentino como “um líder verdadeiramente fantástico e poderoso para o grande povo da Argentina”. No texto, disse que Milei herdou um “desastre total” do governo anterior e conseguiu devolver estabilidade à economia. O republicano também disse que “Javier Milei é um grande amigo, um lutador e um vencedor. Tem meu apoio completo e total para a reeleição como presidente – nunca vai decepcioná-los”.
Durante a reunião, que durou cerca de 20 minutos, Trump entregou a Milei uma cópia impressa dessa publicação e repetiu diante da imprensa: “Queria me reunir com o presidente da Argentina, e ambos queríamos nos encontrar como amigos. Estou fazendo algo que não faço com frequência: estou dando um apoio total [a Milei]”.
Trump esteve acompanhado no encontro pelo secretário de Estado, Marco Rubio, pelo secretário do Tesouro, Scott Bessent, e pela chefe de gabinete da Casa Branca, Susie Wiles. Milei levou o ministro das Relações Exteriores, Gerardo Werthein, o ministro da Economia, Luis Caputo, e a secretária-geral da presidência, Karina Milei.
Além do apoio político, Trump prometeu ajuda econômica à Argentina, mas descartou a necessidade de um resgate financeiro imediato ao país.
“Vamos ajudá-los. Não acho que precisem de um pacote de socorro. Scott [Bessent, secretário do Tesouro] está trabalhando com o país para que consigam financiamento adequado e tudo o que precisam para fazer a Argentina voltar a ser grande”, declarou.
Mais cedo, o Banco Mundial anunciou que vai acelerar a liberação de até US$ 4 bilhões em investimentos e financiamentos público-privados na Argentina, voltados a setores como mineração, energia e pequenas e médias empresas, em apoio às reformas do governo Milei.
Após a reunião, o ministro Luis Caputo disse que “as palavras do presidente Trump são mais importantes do que qualquer apoio financeiro” e revelou que foram discutidos valores específicos sobre ajuda financeira, sem detalhar cifras. Ele classificou o encontro como “histórico” e afirmou que superou todas as expectativas.
Milei, por sua vez, agradeceu publicamente a Trump pela reunião.
“Muito obrigado, presidente Donald Trump, por sua grande amizade e este gesto extraordinário”, escreveu em sua rede social X.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431