Início Mundo Trump ordena testes nucleares; crise na Venezuela se agrava

Trump ordena testes nucleares; crise na Venezuela se agrava

O cenário internacional é marcado pela decisão do presidente Donald Trump de retomar os testes nucleares dos EUA, em um claro recado a Rússia e China, ao mesmo tempo em que renegocia sua política de tarifas. Enquanto isso, a tensão na Venezuela escala com exercícios militares americanos no Caribe e ameaças do ditador Nicolás Maduro a opositores. No Oriente Médio, um novo desdobramento no conflito em Gaza viu Israel receber os corpos de mais dois reféns que estavam sob poder do Hamas.

Trump retoma testes nucleares e renegocia tarifas

O Presidente Donald Trump ordenou a retomada imediata de testes nucleares. A medida é um recado direto aos governos da Rússia e da China. No campo comercial, Trump enfrenta oposição interna a suas políticas. O Senado dos EUA rejeitou simbolicamente suas tarifas globais. Contudo, os senadores aprovaram a suspensão de tarifas sobre o Canadá. Em paralelo, o presidente americano encontrou-se com o líder chinês Xi Jinping. O encontro abordou um acordo de terras raras e a redução de tarifas.

Crise na Venezuela e instabilidade na América do Sul

A tensão na Venezuela cresce com novas demonstrações de força. Os EUA divulgaram um vídeo de treinamento militar com munições reais no Caribe. O ditador Nicolás Maduro ameaçou retirar a nacionalidade de quem apoiar uma “invasão”. No campo diplomático, a líder opositora María Corina rejeitou a mediação de Lula. A oferta visava um diálogo entre Trump e Maduro. Em um sinal misto, a ditadura libertou o gerente da Anistia Internacional no país. A instabilidade afeta a região. Paraguai e Argentina reforçaram suas fronteiras com o Brasil. A medida busca evitar a fuga de criminosos.

Israel recebe corpos de mais dois reféns mortos em Gaza

O governo de Israel confirmou o recebimento dos corpos de outros dois reféns. Eles estavam em poder do Hamas e foram mortos em Gaza. A entrega dos corpos foi realizada pelo próprio grupo islâmico. A ação ocorre em meio às negociações e ao conflito na região.

  • Israel confirma que recebeu corpos de outros dois reféns mortos em Gaza entregues pelo Hamas

Realeza britânica, eleições e segurança na Europa

O Rei Charles III retirou o título de príncipe de seu irmão, Andrew. O monarca também o obrigou a deixar a residência oficial. A decisão está ligada ao seu envolvimento no caso Epstein. Na Holanda, as eleições parlamentares foram acirradas. O resultado mostrou que a direita perdeu terreno no país. Em Paris, a polícia prendeu cinco suspeitos de participar do roubo ao Museu do Louvre.

Conteúdo gerado por inteligência artificial com base em material da Gazeta do Povo, e submetido a revisão factual. Por se tratar de uma tecnologia experimental, podem ocorrer imprecisões. Relate qualquer erro para: [lab@gazetadopovo.com.br].

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Sair da versão mobile