O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou hoje que o presidente americano, Donald Trump, está disposto a se encontrar com o seu homólogo chinês, Xi Jinping. Autoridades de ambos os países trabalham na organização da reunião, que deve ocorrer durante a cúpula da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico), na Coreia do Sul, com início em 27 de outubro.
Trump havia posto em dúvida um eventual encontro com Xi após a China anunciar que limitaria a exportação de terras raras. Em resposta, o governo americano impôs uma tarifa adicional de 100% sobre sobre a China.
Segundo Bessent, a confiança entre Trump e Xi é uma das razões pelas quais a a guerra comercial não escalou entre os dois países. Apesar disso, o secretário do Tesouro americano aponta, sem dar detalhes, que os EUA podem acionar diversos instrumentos no comércio com os chineses.
Na terça-feira, o chefe da Agência de Representação Comercial dos EUA (USTR), Jamieson Greer, ressaltou que o encontro entre Trump e Xi estava agendado. Os planos, no entanto, estavam sujeitos a mudanças dependendo de como a situação se desenvolvesse entre ambos os países.
Na reunião, além das discussões envolvendo terras raras, é esperado que Trump e Xi discutam a redução da compra da soja americana pelo país asiático, que optou por comprar do Brasil e da Argentina.
Em uma publicação na rede social Truth Social na terça-feira, Trump classificou, como um “ato economicamente hostil” a decisão da China em não comprar soja dos americanos. O republicano disse que o país avalia deixar de comprar o óleo de soja chinês e outros produtos.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431